xmlui.metadata.dc.contributor.advisor | Martins, Jorge Simões de Sá | |
xmlui.metadata.dc.contributor.author | Silva, Gleytton Figueiredo da | |
xmlui.metadata.dc.date.accessioned | 2018-04-11T19:17:40Z | |
xmlui.metadata.dc.date.available | 2018-04-11T19:17:40Z | |
xmlui.metadata.dc.date.issued | 2017 | |
xmlui.metadata.dc.identifier.uri | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6216 | |
xmlui.metadata.dc.description.abstract | Esse trabalho tem por intuito realizar uma pequena, porém significativa, contribuição para uma área que vem crescendo dia após dia, o uso de smartphones em prol da educação. Um dispositivo com vários sensores pode ser utilizado para incrementar as aulas e chamar atenção dos alunos para uma Física que vai muito além das fórmulas. Para tais fins, aplicativos desenvolvidos por empresas, ou até mesmo por pessoas físicas ou universidades, foram desenvolvidos para explorar esses sensores e podem ser úteis para ministrar uma aula de Física. Dentre tantas opções, o aplicativo utilizado pelo autor em seu experimento foi o VidAnalysis. A partir desse aplicativo para o sistema operacional Android, todos os experimentos mencionados nesse trabalho foram realizados. Neste trabalho também se encontram métodos de análise de dados computacionais, que foram disponibilizados para os três sistemas operacionais mais conhecidos, e métodos de análise manual que exigem cálculos simples execução e interpretação | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.rights | openAccess | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
xmlui.metadata.dc.title | Análise de um movimento utilizando o aplicativo VidAnalysis Free | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.type | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Ensino de física | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Smartphones | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | VidAnalysis | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Android | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.contributor.members | Mansur, Newton Luiz Pires | |
xmlui.metadata.dc.contributor.members | Moura, Diego Barbosa | |
xmlui.metadata.dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.creator.affilliation | Universidade Federal Fluminense. Instituto de Física. Departamento de Física. Niterói, RJ | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Ensino de física | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Smartphones | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Android | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | VidAnalysis | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Physics teaching | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Smartphones | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | VidAnalysis | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Android | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.abstractother | The purpose of this work is to present a short contribution to an area that has been growing lately, the usage of smartphones as a substitute for data acquisition equipment in the high school lab. A device with multiple sensors can be used to transform class work and call the attention of the students to a Physics that goes way beyond formulas. Applications that use
these sensors are now available, developed by private enterprises as well as by individuals and universities, and can be useful to transform class environment and help students to get a quantitative grasp on physical phenomena. The app chosen for this work was VidAnalysis.
The experiments here reported used this app, running on an Android platform. We also show computational methods for working with the data generated by the app, as well as manual techniques that require simple calculations for its implementation and interpretation | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.grantor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.department | Instituto de Física | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.date | 2018 | |
xmlui.metadata.dc.degree.local | Niterói, RJ | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.curso | Curso de Física | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.rights.license | CC-BY-SA | pt_BR |