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Title: A inserção de temas relacionados à Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio sob a ótica dos professores de escolas públicas e sua abordagem em algumas obras didáticas do PNLD
Authors: Souza, Júlio Cesar Dias de
metadata.dc.contributor.advisor: Saguia, Andréia Mendonça
metadata.dc.contributor.members: Saguia, Andréia Mendonça
Almeida, Lúcia da Cruz de
Venezuela, Pedro Paulo de Mello
Issue Date: 2013
Abstract: O presente trabalho tem por finalidade oferecer subsídios para ações futuras relacionadas às recentes mudanças no currículo de física propostas às escolas públicas de ensino médio. Focando nosso trabalho no tema: inserção de Física Moderna e Contemporânea (FMC) no ensino médio, efetuamos uma pesquisa exploratória com docentes de escolas públicas da região metropolitana de Niterói e traçamos um quadro representativo das expectativas, necessidades e preparação do professor neste momento de renovação de conteúdos. Para complementar nossa pesquisa, realizamos uma análise de algumas obras didáticas disponibilizadas aos alunos e descrevemos como esse tema é abordado nos livros textos. Ao longo do trabalho mapeamos as recomendações e orientações dos documentos oficiais sobre a inserção de tópicos de FMC no ensino médio e fizemos uma extensa leitura dos trabalhos já publicados nessa área. Nossa pesquisa corrobora fatos anteriormente discutidos, principalmente no que se refere à necessidade de atualização dos docentes frente às exigências do novo currículo e a mudança de uma visão de ensino que tem o aluno como sujeito passivo do processo ensino-aprendizagem para uma postura mais ativa e participante. Apontamos a importância da atualização curricular como elemento de motivação e contextualização do aluno no mundo tecnológico atual e relacionamos algumas dificuldades didáticas citadas pelos professores no processo de inserção de FMC e na infraestrutura educacional necessária ao trabalho docente.
metadata.dc.description.abstractother: The present study aims to offer subsidies to future actions related to recent changes in the physics curriculum proposed to public high schools. Focusing our work on theme: Insertion of Modern and Contemporary Physics (FMC) in high school, we performed an exploratory research with teachers from public schools in the metropolitan region of Niterói and drew a representative picture of the expectations, needs and teacher preparation at this time of renovation of contents. To complement our research, we conducted an analysis of some textbooks available to students and described how this subject is approached in textbooks. Along the work we mapped the recommendations and guidelines of official documents about the inclusion of topics of FMC in high school and did an extensive reading of published works in this area. Our research corroborates facts previously discussed, especially with respect to the need to update the teachers against the new curriculum requirements and change the vision of an education with the student as a taxable person of the teaching-learning process to a more active and participant posture. We point out the importance of updating curriculum as part of the student's motivation and contextualization in the technological world and related current difficulties cited by teachers in the teaching process of insertion of FMC and educational infrastructure necessary to teaching.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6307
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