Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6307
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSaguia, Andréia Mendonça-
dc.contributor.authorSouza, Júlio Cesar Dias de-
dc.date.accessioned2018-04-17T20:47:36Z-
dc.date.available2018-04-17T20:47:36Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6307-
dc.description.abstractO presente trabalho tem por finalidade oferecer subsídios para ações futuras relacionadas às recentes mudanças no currículo de física propostas às escolas públicas de ensino médio. Focando nosso trabalho no tema: inserção de Física Moderna e Contemporânea (FMC) no ensino médio, efetuamos uma pesquisa exploratória com docentes de escolas públicas da região metropolitana de Niterói e traçamos um quadro representativo das expectativas, necessidades e preparação do professor neste momento de renovação de conteúdos. Para complementar nossa pesquisa, realizamos uma análise de algumas obras didáticas disponibilizadas aos alunos e descrevemos como esse tema é abordado nos livros textos. Ao longo do trabalho mapeamos as recomendações e orientações dos documentos oficiais sobre a inserção de tópicos de FMC no ensino médio e fizemos uma extensa leitura dos trabalhos já publicados nessa área. Nossa pesquisa corrobora fatos anteriormente discutidos, principalmente no que se refere à necessidade de atualização dos docentes frente às exigências do novo currículo e a mudança de uma visão de ensino que tem o aluno como sujeito passivo do processo ensino-aprendizagem para uma postura mais ativa e participante. Apontamos a importância da atualização curricular como elemento de motivação e contextualização do aluno no mundo tecnológico atual e relacionamos algumas dificuldades didáticas citadas pelos professores no processo de inserção de FMC e na infraestrutura educacional necessária ao trabalho docente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca do Instituto de Física (bif@ndc.uff.br) on 2018-04-12T18:59:38Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Monografia FMC no ensino medio.pdf: 4060190 bytes, checksum: 877b7167b6eb3dcbdde4fbc990de1505 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca do Instituto de Física (bif@ndc.uff.br) on 2018-04-17T20:47:36Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Monografia FMC no ensino medio.pdf: 4060190 bytes, checksum: 877b7167b6eb3dcbdde4fbc990de1505 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-04-17T20:47:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Monografia FMC no ensino medio.pdf: 4060190 bytes, checksum: 877b7167b6eb3dcbdde4fbc990de1505 (MD5) Previous issue date: 2013en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rightsOpen accesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.titleA inserção de temas relacionados à Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio sob a ótica dos professores de escolas públicas e sua abordagem em algumas obras didáticas do PNLDpt_BR
dc.typeMonografia de conclusão de cursopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de físicapt_BR
dc.subject.keywordFísica modernapt_BR
dc.subject.keywordCurrículo escolarpt_BR
dc.contributor.membersSaguia, Andréia Mendonça-
dc.contributor.membersAlmeida, Lúcia da Cruz de-
dc.contributor.membersVenezuela, Pedro Paulo de Mello-
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
dc.subject.descriptorEnsino de físicapt_BR
dc.subject.descriptorFísica modernapt_BR
dc.subject.descriptorCurrículo escolarpt_BR
dc.subject.keywordotherPhysics teachingpt_BR
dc.subject.keywordotherModern and contemporary physicspt_BR
dc.subject.keywordotherCurricular reformpt_BR
dc.description.abstractotherThe present study aims to offer subsidies to future actions related to recent changes in the physics curriculum proposed to public high schools. Focusing our work on theme: Insertion of Modern and Contemporary Physics (FMC) in high school, we performed an exploratory research with teachers from public schools in the metropolitan region of Niterói and drew a representative picture of the expectations, needs and teacher preparation at this time of renovation of contents. To complement our research, we conducted an analysis of some textbooks available to students and described how this subject is approached in textbooks. Along the work we mapped the recommendations and guidelines of official documents about the inclusion of topics of FMC in high school and did an extensive reading of published works in this area. Our research corroborates facts previously discussed, especially with respect to the need to update the teachers against the new curriculum requirements and change the vision of an education with the student as a taxable person of the teaching-learning process to a more active and participant posture. We point out the importance of updating curriculum as part of the student's motivation and contextualization in the technological world and related current difficulties cited by teachers in the teaching process of insertion of FMC and educational infrastructure necessary to teaching.pt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de graduaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentDepartamento de Físicapt_BR
dc.degree.date2013-
dc.degree.localNiterói, RJpt_BR
dc.degree.cursoFísicapt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
Appears in Collections:IFF - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia FMC no ensino medio.pdf3.97 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons