Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6308
Title: Questões sociocientíficas nas aulas de Física: o uso dos Raios - X para diagnósticos médicos
Authors: Santos, Tatiane Vicente dos
metadata.dc.contributor.advisor: Bernardo, José Roberto da Rocha
metadata.dc.contributor.members: Bernardo, José Roberto da Rocha
Vieira, Rodrigo Drumond
Rubino, Leandro Nascimento
Salomão, Simone Rocha
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Este trabalho apresenta uma possível abordagem dos conteúdos de Física Moderna no contexto do Ensino Médio por meio da introdução de uma questão sociocientífica (QSC) na sala de aula, cujo tema estruturante é: “O USO DE RAIOS-X NA MEDICINA”, e objetiva estimular o aprendizado dos conteúdos de física e discutir as relações Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), proporcionando ao estudante uma perspectiva questionadora e reflexiva. Para tanto, foi elaborada um sequência de ensino na forma de sugestão para o professor, que pode adequá-la à sua realidade, pois sabemos das implicações relacionadas com o uso das QSC, seja no contexto escolar, na estrutura curricular, entre outros aspectos que envolvem a prática docente. A proposta não foi desenvolvida em sala de aula, logo, não apresentamos as dificuldades e nem êxitos, mas a consideramos uma contribuição para a prática dos professores, que hoje são desafiados em relação à introdução de conteúdos da Física Moderna, sobretudo por meio dos documentos oficiais para a Educação em Ciências.
metadata.dc.description.abstractother: This work presents a possible approach to the contents of Modern Physics in high school via the introduction of a social-scientific issues the classroom, the structure theme is: "THE USE OF X-RAYS IN MEDICINE", and the objective é stimulate the learning of content physics and discusses the interactions between Science-Technology-Society (STS), providing an questioning perspective and reflective on the student. Therefore, we created a teaching sequence in the form of suggestions for the teacher. It can be adjust to their school reality, because we know the implications related to the use of socio-scientific issues, be in a school context, the curriculum, among other aspects involving teaching practice. The proposal was not developed in the classroom, so we do not present the difficulties and successes nor, but we consider a contribution to the teachers practiced, which today are challenged with respect to the introduction of modern physics content, primarily through the official documents for science education.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6308
Appears in Collections:IFF - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia da Tatiane_versão_01_abril_2013.pdf635.14 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons