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Title: Energia mecânica e sua conservação: kits experimentais na perspectiva da inclusão de deficientes visuais em aulas de física
Authors: Santos, Antonio Paulo Duarte dos
metadata.dc.contributor.advisor: Almeida, Lucia da Cruz de
metadata.dc.contributor.members: Almeida, Lucia da Cruz de
Costa, Eden Vieira
Venezuela, Pedro Paulo de Mello
Issue Date: 2014
Abstract: A procura por parte dos alunos com alguma deficiência sensorial às classes comuns do ensino regular tem aumentado cada vez mais. Entretanto, muitos professores não se veem preparados para receber esses alunos. Pior do que a apreensão de trabalhar com esses alunos é não ter comprometimento e acabar excluindo e marginalizando-os. Nesse trabalho buscamos traçar um quadro sobre as principais recomendações e/ou orientações para um ensino de Física inclusivo, com o intuito de tomá-lo como ponto de partida na proposição de recursos didáticos alternativos. Para tanto, fizemos uma revisão bibliográfica sobre o ensino de Física na perspectiva da inclusão, nos principais veículos de divulgação dos resultados da pesquisa em ensino de Física (revistas e eventos nacionais). Além disso, descrevemos os principais aspectos que caracterizam as tendências atuais para o ensino de Física na Educação Básica, bem como apresentamos as principais recomendações e orientações decorrentes da pesquisa em Ciências em prol da inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de Física. Configura-se como resultado dessa monografia a apresentação de dois kits experimentais que exploram com mais ênfase o tato e audição para a abordagem do tema Energia Mecânica. Apesar do potencial dos kits não ter sido avaliado quanto ao seu favorecimento à percepção e à compreensão do conteúdo científico por alunos cegos, entendemos que na escassez de recursos didáticos facilitadores para aprendizagem dos deficientes visuais, essa monografia apresenta contribuições.
metadata.dc.description.abstractother: The demand from students with any sensory impairment to common regular education classes has increased more and more. However, many teachers are not prepared to receive these students. Worse than the seizure to work with these students is not having commitment and end up excluding and marginalizing them. In this work we seek to draw a picture on the main recommendations and/or guidelines for inclusive Physical education, with the aim at taking it as a starting point in proposing alternative teaching resources. To this end, we made a literature review on the Physics teaching in perspective of the inclusion, in the main vehicles for the dissemination of research results on Physics teaching (periodics and national events). In addition, we describe the main aspects that characterize the current trends for the Physics teaching in basic education, as well as present the main guidelines and recommendations arising from the research in science in favor of the inclusion of students with visual impairments in Physics classes. It appears as a result of this monograph the presentation of two experimental kits that explore with more emphasis on tact and audition for the approach to the topic mechanical energy. Despite the potential of the kits has not been evaluated as to its favoritism to the perception and understanding of the scientific content for blind students, we understand that the shortage of educational resources for learning facilitators for the visually impaired, this monograph presents contributions.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6309
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