ENSINO DE FÍSICA INCLUSIVO: PRODUÇÃO DE VÍDEOS COM E PARA ALUNOS DEFICIENTES AUDITIVOS
Ensino de física
Vídeos com legenda em LIBRAS
Ensino de física
Educação inclusiva
Vídeo digital
Libras
Inclusive education
Physics teaching
Videos with Libras subtitles
Assis, Leandro Santos de | Posted on:
2011
Abstract
A partir de uma breve retrospectiva sobre a educação especial no Brasil, procuramos demonstrar que a consolidação dos pressupostos da educação inclusiva tem forte correlação com mudanças de atitude, por parte da sociedade, da escola e dos professores, frente às
diferenças individuais. Em outras palavras, não basta que os sujeitos com necessidades educacionais especiais (NEE) tenham garantido o direito ao acesso e à permanência na escola regular. Percebemos que muito há de ser feito em prol da inclusão e, consequentemente de
uma educação de qualidade para todos. Nesse sentido, apresentamos uma forma de abordagem para conteúdos de Física na perspectiva da inclusão de aluno(a)s surdo(a)s ou com baixa audição, com ênfase na produção e uso de vídeos didáticos com legenda na Língua
Brasileira de Sinais (LIBRAS). A fim de ilustrar a abordagem metodológica proposta, analisamos a implementação de uma atividade de ensino sobre condutores e isolantes elétricos que, dentre outros resultados, possibilitou a edição de um vídeo didático com legenda em
LIBRAS sobre o conteúdo físico mencionado. Por fim, tecemos alguns comentários que levam à confirmação da viabilidade de um ensino que assegure a inclusão de aluno(a)s surdo(a)s nas classes comuns do ensino regular
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSubject(s)
Educação inclusivaEnsino de física
Vídeos com legenda em LIBRAS
Ensino de física
Educação inclusiva
Vídeo digital
Libras
Inclusive education
Physics teaching
Videos with Libras subtitles
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: