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Title: Ensino de física inclusivo: produção de vídeos com e para alunos deficientes auditivos
Authors: Assis, Leandro Santos de
metadata.dc.contributor.advisor: Almeida, Lucia Cruz de
metadata.dc.contributor.members: Costa, Isa
Oliveira, Wanda da Conceição de
Almeida, Lucia Cruz de
Issue Date: Jul-2011
Abstract: A partir de uma breve retrospectiva sobre a educação especial no Brasil, procuramos demonstrar que a consolidação dos pressupostos da educação inclusiva tem forte correlação com mudanças de atitude, por parte da sociedade, da escola e dos professores, frente às diferenças individuais. Em outras palavras, não basta que os sujeitos com necessidades educacionais especiais (NEE) tenham garantido o direito ao acesso e à permanência na escola regular. Percebemos que muito há de ser feito em prol da inclusão e, consequentemente de uma educação de qualidade para todos. Nesse sentido, apresentamos uma forma de abordagem para conteúdos de Física na perspectiva da inclusão de aluno(a)s surdo(a)s ou com baixa audição, com ênfase na produção e uso de vídeos didáticos com legenda na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A fim de ilustrar a abordagem metodológica proposta, analisamos a implementação de uma atividade de ensino sobre condutores e isolantes elétricos que, dentre outros resultados, possibilitou a edição de um vídeo didático com legenda em LIBRAS sobre o conteúdo físico mencionado. Por fim, tecemos alguns comentários que levam à confirmação da viabilidade de um ensino que assegure a inclusão de aluno(a)s surdo(a)s nas classes comuns do ensino regular.
metadata.dc.description.abstractother: From a brief retrospective on special education in Brazil, we intend to demonstrate that the consolidation of the presuppositions about inclusive education is strongly correlated with attitude changes by society, school and teachers, compared to individual differences. In other words, it is not enough that individuals with special educational needs (SEN) have guaranteed the right to access and stay in regular school. We realize that there is much to be done in behalf of inclusion and consequently of education with quality for all. Accordingly, we present a way of approaching physics contents in perspective of including a deaf or low hearing student, with an emphasis on production and use of instructional videos with subtitles in Brazilian Sign Language (LIBRAS). In order to illustrate the proposed methodological approach, we analyze the implementation of a learning activity on electrical conductors and insulators which, among other results, made possible the publication of a teaching video with subtitles in LIBRAS about the physical contents mentioned above. Finally, we make some comments that lead to the confirmation of the viability of an education that ensures the inclusion of deaf students in regular school classes.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6310
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