ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS: PROPOSTAS DE ENSINO DOS CONCEITOS BÁSICOS DE ELETRICIDADE
Ensino fundamental I
Ensino de ciências/física
Conceitos básicos de eletricidade
Ensino de física
Alfabetização científica
Ensino fundamental
Eletricidade
Scientific literacy
Fundamental school I
Science/physics teaching
Electricity basic concepts
Camacho, Fernanda Leone de Assumpção | Posted on:
2014
Abstract
A pesquisa em ensino de Física tem entre suas linhas a Alfabetização Científica que possui diversas concepções: desde a do mero aprendizado dos conceitos científicos em si, até a de construção desses conceitos e sua aplicação no cotidiano. Esse processo de alfabetização não está totalmente atrelado ao daquele ligado à leitura e escrita da língua; inclusive há pesquisadores que defendem a utilização dos conceitos científicos para estimular o domínio da leitura e da escrita. É dentro dessa perspectiva que a monografia está fundamentada. Nesse trabalho são apresentadas propostas de ensino dos conceitos básicos de eletricidade: energia elétrica, carga elétrica, corrente elétrica, diferença de potencial, resistência elétrica, circuito elétrico simples e potência elétrica, para ser em aplicadas em turmas do primeiro segmento do Ensino Fundamental, explorando a prática experimental, a ludicidade e a formação do sujeito leitor. É descrita a aplicação das propostas em duas turmas, uma do terceiro e outra do quinto ano do Ensino Fundamental, de uma escola estadual em Niterói, com resultados promissores
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSubject(s)
Alfabetização científicaEnsino fundamental I
Ensino de ciências/física
Conceitos básicos de eletricidade
Ensino de física
Alfabetização científica
Ensino fundamental
Eletricidade
Scientific literacy
Fundamental school I
Science/physics teaching
Electricity basic concepts
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: