Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6311
Title: Alfabetização científica nos anos iniciais: propostas de ensino dos conceitos básicos de eletricidade
Authors: Camacho, Fernanda Leone de Assumpção
metadata.dc.contributor.advisor: Costa, Isa
metadata.dc.contributor.members: Costa, Isa
Costa, Eden Vieira
Almeida, Lucia da Cruz de
Luz, Daisy Maria
Issue Date: Jan-2014
Abstract: A pesquisa em ensino de Física tem entre suas linhas a Alfabetização Científica que possui diversas concepções: desde a do mero aprendizado dos conceitos científicos em si, até a de construção desses conceitos e sua aplicação no cotidiano. Esse processo de alfabetização não está totalmente atrelado ao daquele ligado à leitura e escrita da língua; inclusive há pesquisadores que defendem a utilização dos conceitos científicos para estimular o domínio da leitura e da escrita. É dentro dessa perspectiva que a monografia está fundamentada. Nesse trabalho são apresentadas propostas de ensino dos conceitos básicos de eletricidade: energia elétrica, carga elétrica, corrente elétrica, diferença de potencial, resistência elétrica, circuito elétrico simples e potência elétrica, para ser em aplicadas em turmas do primeiro segmento do Ensino Fundamental, explorando a prática experimental, a ludicidade e a formação do sujeito leitor. É descrita a aplicação das propostas em duas turmas, uma do terceiro e outra do quinto ano do Ensino Fundamental, de uma escola estadual em Niterói, com resultados promissores.
metadata.dc.description.abstractother: The research in Physics teaching has among its branches Scientific Literacy that has several conceptions. From the mere scientific concepts learning to the construction of these concepts and their application in everyday life.This literacy process is not totally linked to the one related to language reading and writing; inclusively there are researchers that defend the use of scientific concepts to stimulate the control of both reading and writing. It is within this perspective that this monograph is founded. In this work teaching proposals are presented about electricity basic concepts: electric energy, electric charge, electric current, potential, difference, electric resistance, simple electric circuit and electric power to be applied in classes of the first segment of the Fundamental School, exploring the experimental practice, ludicity and the reader subject formation. It is described the application of the proposals in two classes, one of third graders andanother of fifth graders, in a state school in Niterói, with promising results.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6311
Appears in Collections:IFF - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia - ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS prop.pdf10.51 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons