Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6312
Title: Da ficção para a sala de aula: Sugestões de material e sequências didáticas para o ensino de Física na escola média
Authors: Pinto, Ana Clara da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Costa, Isa
Issue Date: Jan-2014
Abstract: No ano de 2012, a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro publicou o Currículo Mínimo de Física (CMRJ/Física), documento utilizado atualmente como norteador dos currículos para as escolas públicas estaduais; ele foi desenvolvido com alguns aspectos da concepção construtivista de ensino-aprendizagem e, por esse motivo, esta monografia também adotou essa tendência epistemológica como fio condutor. Com o objetivo de atrair o público adolescente para a aprendizagem de Física, foram utilizadas mídias (filmes e revistas de histórias em quadrinhos) como recursos didáticos, uma vez que já possuem uma linguagem adequada a esses aprendizes e são de fácil acesso nas escolas, para fazer a problematização e contextualização dos temas nas propostas de ensino sugeridas, tendo como referência os conteúdos do CMRJ/Física. Por fim, verificou-se que é possível aplicar o material selecionado para desenvolver uma sequência didática na perspectiva construtivista, tratando de temas contemporâneos como Física Moderna e Cosmologia, servindo de subsídio/auxílio para a modernização das aulas de professores de Física do Ensino Médio (EM), em especial as do primeiro ano.
metadata.dc.description.abstractother: In 2012, the Department of Education of Rio de Janeiro State published the Physics Minimum Curriculum (MCRJ/ Physics), document currently used as a guideline for curriculum for public schools; it was developed with some aspects of constructivist design and, therefore, this monograph also adopted this trend as epistemological thread. Aiming to attract teenage audiences, media (movies and comics magazines) were used as teaching resources, since they have the proper language to those learners and are easily accessible in schools to problematization and contextualization of the themes in the traching suggested proposals, with reference to the contents of CMRJ / Physics. Finally, it was found that it is possible to apply the selected program to develop an instructional sequence in the constructivist perspective material, dealing with contemporary topics such as Modern Physics and Cosmology, serving as grant/aid for the modernization of High School Physics teachers, specially the first year ones.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6312
Appears in Collections:IFF - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia.pdf38.76 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons