Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6313
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlmeida, Lucia da Cruz de-
dc.contributor.authorFerreira, Jonas Leonardo Ferreira-
dc.date.accessioned2018-04-17T20:56:16Z-
dc.date.available2018-04-17T20:56:16Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6313-
dc.description.abstractA inserção da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio da Educação Básica tem sido tema de pesquisas durante mais de duas décadas no Brasil. Entretanto, lidar com temas modernos e contemporâneos em sala de aula não tem sido uma tarefa fácil para os professores de uma maneira geral, tendo em vista a complexidade do ferramental matemático, a divergência dessa teoria com as clássicas e, sobretudo, as questões filosóficas inerentes a essa nova Física, dentre outros motivos. Assim, o uso de ferramentas didáticas que auxiliem esse profissional no processo de ensino-aprendizagem aponta para uma perspectiva alternativa que viabilize a transposição didática de conteúdos voltados para essa nova Física. Dentre os conteúdos de Física Moderna e Contemporânea a serem abordados no Ensino Médio, a descoberta do Efeito Fotoelétrico mostra-se um marco de grande importância na história da Ciência em virtude do grande impacto conceitual para a Física e, sobretudo, tecnológico. Portanto, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino, baseada na combinação de duas atividades práticas (experimental e simulação computacional), que resgate toda a conjuntura histórica da construção desse conhecimento e que possibilite abordar esse fenômeno como um todo, bem como discutir as implicações teóricas, filosóficas e tecnológicas inerentes à essa descoberta.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca do Instituto de Física (bif@ndc.uff.br) on 2018-04-12T21:49:08Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Monografia__FERREIRA_2_2012.pdf: 1975463 bytes, checksum: 22f76eb8187f75b311792d9a3c08ef32 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca do Instituto de Física (bif@ndc.uff.br) on 2018-04-17T20:56:16Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Monografia__FERREIRA_2_2012.pdf: 1975463 bytes, checksum: 22f76eb8187f75b311792d9a3c08ef32 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-04-17T20:56:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Monografia__FERREIRA_2_2012.pdf: 1975463 bytes, checksum: 22f76eb8187f75b311792d9a3c08ef32 (MD5) Previous issue date: 2012en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rightsOpen accesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.titleEfeito fotoelétrico : a inserção da Física Moderna e Contemporânea por intermédio da experimenta o e da simulação computacionalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de físicapt_BR
dc.subject.keywordFísica modernapt_BR
dc.subject.keywordEfeito fotoelétricopt_BR
dc.subject.keywordEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordEnsino médiopt_BR
dc.contributor.membersAlmeida, Lucia da Cruz de-
dc.contributor.membersChame, Anna Maria Nóbrega-
dc.contributor.membersCosta, Eden Vieira-
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
dc.subject.descriptorEnsino de físicapt_BR
dc.subject.descriptorFísica modernapt_BR
dc.subject.descriptorEfeito fotoelétricopt_BR
dc.subject.descriptorEnsino-aprendizadopt_BR
dc.subject.keywordotherPhysics teachingpt_BR
dc.subject.keywordotherModern physicspt_BR
dc.subject.keywordotherPhotoelectric effectpt_BR
dc.subject.keywordotherTeaching -learningpt_BR
dc.subject.keywordotherHigh schoolpt_BR
dc.description.abstractotherThe insertion of Modern and Contemporary Physics in High School of Basic Education has been the subject of research for more than two decades in Brazil. However, dealing with modern and contemporary themes in the classroom has not been an easy task for teachers in general, in view of the complexity of the mathematical tools, the divergence of this theory with classical and especially the philosophical questions inherent this new physics, among other reasons. Thus, the use of teaching tools that assist these professionals in the teaching learning process points to an alternative perspective that makes possible the implementation of didactic content designed for this new physics. Among the contents of Modern and Contemporary Physics to be addressed in high school, the discoveryof the photoelectric effect proves to be a major milestone in the history of science because of the large impact conceptual physics and especially technological. Therefore, this paper aims to present a proposal for teaching, based on a combination of two practical activities (experimental and simulation), who rescue all the historical situation of the construction of this knowledge and that allows to address this phenomenon as a whole, as well as discuss the theoreticalimplications, philosophical and technological inherent to this discovery.pt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de graduaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.degree.date2012-
dc.degree.localNiterói, RJpt_BR
dc.degree.cursoFísicapt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
Appears in Collections:IFF - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia__FERREIRA_2_2012.pdf1.93 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons