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Title: Estratégia de marketing para empreendimentos de economia solidária: um estudo de caso no município de Volta Redonda/RJ
Authors: Souza Neto, Francisco Monteiro de
metadata.dc.contributor.advisor: Abegão, Luis Henrique
metadata.dc.contributor.members: Pereira, Rodrigo Carlos Marques
Meirelles, Catharina Marinho
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Souza Neto, Francisco Monteiro de. Estratégia de marketing para empreendimentos de economia solidária: um estudo de caso no município de Volta Redonda/RJ. 2009. 83f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)-Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, 2009.
Abstract: O trabalho discorre sobre o diálogo entre economia solidária e marketing e também relata um caso específico sobre a interação entre universidade e comunidade nesse contexto. A competitividade, que melhorou a produção, também modificou a estrutura das empresas e uma das piores conseqüências tem sido o desemprego estrutural. Não obstante, as políticas filantrópicas ou meramente assistencialistas tem se mostrado incapazes de transformar a sociedade. Neste cenário, surgem alternativas com propostas de mudança nas relações sociais, e um conjunto de práticas de geração de trabalho e renda de modo associativo. Uma dessas alternativas são empreendimentos econômicos que desenvolvem produtos, serviços e sua comercialização numa lógica econômica chamada popular e solidária. O cerne desta economia é a prática da autogestão e a remuneração ao trabalho se dá de forma privilegiada em relação ao lucro. Em paralelo, a orientação social do marketing tem ganhado maior importância e suas ferramentas têm sido usadas em outros objetivos que não sejam puramente mercantis. A pesquisa discorre sobre a relevância do marketing para esses empreendimentos através de um estudo de caso que descreve um projeto de extensão universitária da Universidade Federal Fluminense - UFF, a qual dá assessoria a um grupo de artesãs em parceria com a SMAC - Secretaria Municipal de Ação Comunitária do município de Volta Redonda. Assim, a parceria da UFF com a SMAC se configura no único movimento no município com o objetivo de fomentar a formação de grupos, associações ou cooperativas. A metodologia da extensão, e também o método da presente pesquisa, se baseia na pesquisa-ação, um método participátivo que objetiva fornecer soluções aos problemas reais, principalmente em forma de diretrizes e ações transformadoras. O resultado da pesquisa descreve as atividades realizadas junto as artesãs e os primeiros passos na concepção de um plano de marketing e discute as mudanças percebidas nas artesãs em relação a percepção de marketing. As considerações finais discute as adaptações que o plano convencional de marketing deve sofrer para atender aos principios de economia solidária.
metadata.dc.description.abstractother: The work discusses the dialogue between solidary economy and marketing and also eports a case about the interaction between university and cornrnunity in this contexto Competitiveness, which improved the production, also changed the structure of companies and one of the worst consequences has been structural unemployment. Nevertheless, the philanthropy and assistance politics have been unable to transform society. In this scenario altematives have appeared in order to change social relations, and a set of practical of work generation and income, organized in an associative way. One of these alternatives is an economic enterprise that develops products, services and their commercialization in an economic logic called "Popular and Solidary". The core of this economy is the remuneration of work privileged in relation to profit. In the sarne time, the social orientation of marketing has gained increased importance and its tools have been used for other purposes that are not purely market. This research discusses the "Popular and Solidary" economy and discusses the relevance of Marketing to these enterprises through a case study that describes an university extension project of the UFF (Universidade Federal Fluminense), which gives advice to a group of artisans in partnership with SMAC - Municipal Department of Community Action in city of Volta Redonda. Thus, UFF's partnership with SMAC has beeome the only movement in the city with the objective of promoting the fonnation of groups, associations or cooperatives. The method of extension, and also the method of this research is based in action research, a participatory method that aims to provide solutions to real problems, mainly in the form of guidelines and aetions proeessing. The result of the researeh deserihes the activities done together with the artisans and the first steps in designing a marketing plan and also discusses the changes seen in the artisans on their perception of Marketing. The final considerations discuss some changes in the conventional marketing plan to meet the principIes of SoIidary economy.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6326
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