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Title: Telemonitoramento como tecnologia aliada ao cuidado de enfermagem ao paciente com doença onco-hematológica
Other Titles: Telemonitoring as technology allied to nursing care for the patient with onco-hematological disease
Authors: Sousa, Renata Miranda de
metadata.dc.contributor.advisor: Espírito Santo, Fátima Helena do
metadata.dc.contributor.members: Leontina, Leila
Moreira, Marléa Chagas
Santos, Mauro Leonardo Salvador Caldeira dos
Santana, Rosimere Ferreira
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Sousa, Renata Miranda de. Telemonitoramento como tecnologia aliada ao cuidado de enfermagem ao paciente com doença onco-hematológica. 2018. 174 f. Tese (Doutorado em Ciências do Cuidado em Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Niterói, 2018
Abstract: Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem mista, do tipo Estudo de Caso único que teve como objetivos: Analisar a intervenção acompanhamento por telefone no pós alta do paciente com doença onco-hematológica; acompanhar o paciente com doença onco-hematológica durante a hospitalização; aplicar a orientação de alta hospitalar ao paciente com doença onco-hematológica; acompanhar por telefone o pós alta hospitalar do paciente com doença onco-hematológica e descrever a efetividade da intervenção acompanhamento por telefone na redução do evento de readmissão hospitalar do paciente com doença onco-hematológica. A pesquisa foi desenvolvida na enfermaria de hematologia de um hospital universitário localizado no município de Niterói-RJ em três etapas: análise documental do Boletim de Internação e Alta do setor de Hematologia e prontuários dos pacientes com doença onco-hematologica; seleção e acompanhamento dos referidos pacientes durante a hospitalização e Ensaio Clínico Randomizado. A amostra foi composta por 21 pacientes, sendo oito do grupo experimento e 13 do grupo controle, em que o primeiro grupo foi acompanhado por um período de seis meses e o segundo grupo recebeu apenas uma ligação, após seis meses da alta hospitalar. Os dados qualitativos foram submetidos à análise temática e os dados quantitativos à análise estatística descritiva utilizando o pacote estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 22.0. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo CEP da instituição sob parecer número 1.922.861 e CAAE nº 37660214.5.0000.5243 e todos os participantes assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido. Os participantes tinham idade entre 23 e 73 anos e o tipo de doença onco-hematológica predominante foi a Leucemia Mielóide Aguda. O tempo de internação foi de 15 a 29 dias para ambos os grupos. A incidência de readmissão ocorreu entre 14 dos 21 pacientes, sendo de 69,2% no grupo controle e de 62,5% no grupo experimento. A incidência de óbitos ocorreu entre 11 dos 21 pacientes, sendo 61,5% no grupo controle e de 37,5% no grupo experimento. Durante o acompanhamento por telefone, os pacientes demandaram orientações quanto aos cuidados com o cateter venoso central de longa permanência semi-implantado, com a colostomia e pele periostomal, esclarecimentos quanto a sinais e sintomas da anemia, cuidados de higiene, elevação de membros inferiores a fim de reduzir edema, manejo da náusea associados à ação de cuidado de Suporte com orientações ao paciente no pós alta e Identificação de sinais de complicações; a demanda conforto e apoio emocional no enfrentamento com o medo da morte aliada a ação de cuidado escuta ativa, manutenção do vinculo com o enfermeiro, e apoio e segurança; a demanda na administração de sulfato ferroso aliado a ação de cuidado de Incentivo a adesão ao tratamento; as demandas melhorar padrão de sono, orientação sexual, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST) e educação em saúde aliados a ação de Suporte ao autocuidado e a demanda de assistência social a partir da ação de cuidado mediante Encaminhamentos. Conclui-se que a intervenção acompanhamento por telefone é uma tecnologia que aliada ao cuidado de enfermagem favorece a manutenção do vínculo, incentiva a adesão ao tratamento e ações de autocuidado apoiado, promovendo segurança e suporte aos pacientes onco-hematológicos no pós-alta hospitalar. Portanto o estudo espera contribuir para a implementação de uma assistência de enfermagem integral e sistematizada centrada no paciente onco-hematológico considerando a expressão das suas necessidades de cuidado
metadata.dc.description.abstractother: This is an exploratory study with a mixed approach, of the type Single Case Study that had as objectives: To analyze the telephone follow-up intervention in the post-discharge of the patient with onco-hematological disease; follow the patient with onco-hematologic disease during hospitalization; apply the orientation of hospital discharge to the patient with onco-hematological disease; follow up by phone the post-hospital discharge of the patient with onco-hematological disease and describe the effectiveness of the telephone follow-up intervention in reducing the event of hospital readmission of the patient with onco-hematologic disease. The research was developed in the hematology ward of a university hospital located in the city of Niterói-RJ in three stages: documentary analysis of the Bulletin of Inpatient and Outpatient Hematology and medical records of patients with onco-hematological disease; selection and follow-up of these patients during hospitalization and Randomized Clinical Trial. The sample consisted of 21 patients, eight in the experimental group and 13 in the control group, in whom the first group was followed for a period of six months and the second group received only one link after six months of hospital discharge. The qualitative data were submitted to thematic analysis and the quantitative data to the descriptive statistical analysis using the statistical package Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) version 22.0. The research project was approved by the institution's CEP under opinion number 1,922,861 and CAAE no. 37660214.5.0000.5243 and all participants signed the informed consent form. Participants were between 23 and 73 years of age and the predominant onco-hematologic disease was acute myeloid leukemia. The hospitalization time was 15 to 29 days for both groups. The incidence of readmission occurred among 14 of the 21 patients, being 69.2% in the control group and 62.5% in the experimental group. The incidence of deaths occurred in 11 of 21 patients, 61.5% in the control group and 37.5% in the experimental group. During the telephone follow-up, patients asked for guidelines regarding the care of the semi-implanted long-term central venous catheter, with colostomy and periostomal skin, clarification of the signs and symptoms of anemia, hygiene care, elevation of lower limbs to in order to reduce edema, management of nausea associated with the care action of Support with patient guidance in the post-high and Identification of signs of complications; the demand comfort and emotional support in coping with the fear of death allied to the action of active listening care, maintaining the bond with the nurse, and support and security; the demand in the administration of ferrous sulfate allied to the care action of Incentive treatment adherence; the demands improve standard of sleep, sexual orientation, prevention of sexually transmitted diseases (STD) and health education allied to the action of Support to self-care and the demand for social assistance from the care action through referrals. It was concluded that the telephone follow-up intervention is a technology that allied to nursing care favors the maintenance of the bond, encourages adherence to the treatment and supported self-care actions, promoting safety and support to onco-hematological patients in hospital post-discharge. Therefore, the study hopes to contribute to the implementation of a comprehensive and systematized nursing care centered on the onco-hematological patient considering the expression of their care needs
Se trata de una investigación exploratoria con enfoque mixto, del tipo Estudio de caso único que tuvo como objetivos: Analizar la intervención acompañamiento por teléfono en el polvos del paciente con enfermedad oncohematológica; acompañar al paciente con enfermedad onco-hematológica durante la hospitalización; aplicar la orientación de alta hospitalaria al paciente con enfermedad onco-hematológica; acompañar por teléfono el post alto hospitalario del paciente con enfermedad onco-hematológica y describir la efectividad de la intervención acompañamiento por teléfono en la reducción del evento de readmisión hospitalaria del paciente con enfermedad oncohematológica. La investigación fue desarrollada en la enfermería de hematología de un hospital universitario localizado en el municipio de Niterói-RJ en tres etapas: análisis documental del Boletín de Internación y Alta del sector de Hematología y prontuarios de los pacientes con enfermedad onco-hematológica; selección y seguimiento de los referidos pacientes durante la hospitalización y Ensayo Clínico Randomizado. La muestra fue compuesta por 21 pacientes, siendo ocho del grupo experimento y 13 del grupo control, en que el primer grupo fue acompañado por un período de seis meses y el segundo grupo recibió apenas una llamada, después de seis meses del alta hospitalaria. Los datos cualitativos se sometieron al análisis temático y los datos cuantitativos al análisis estadístico descriptivo utilizando el paquete estadístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versión 22.0. El proyecto de investigación fue aprobado por el CEP de la institución bajo el dictamen número 1.922.861 y CAAE nº 37660214.5.0000.5243 y todos los participantes firmaron el término de consentimiento libre y esclarecido. Los participantes tenían edad entre 23 y 73 años y el tipo de enfermedad oncohematológica predominante fue la Leucemia Meloide Aguda. El tiempo de internación fue de 15 a 29 días para ambos grupos. La incidencia de readmisión ocurrió entre 14 de los 21 pacientes, siendo del 69,2% en el grupo control y del 62,5% en el grupo experimento. La incidencia de muertes ocurrió entre 11 de los 21 pacientes, siendo 61,5% en el grupo control y del 37,5% en el grupo experimento. Durante el seguimiento por teléfono, los pacientes demandaron orientaciones en cuanto a los cuidados con el catéter venoso central de larga permanencia semi-implantado, con la colostomía y la piel periostomal, aclaraciones en cuanto a signos y síntomas de la anemia, cuidados de higiene, elevación de miembros inferiores a con el fin de reducir edema, manejo de la náusea asociados a la acción de cuidado de soporte con orientaciones al paciente en el post alta e identificación de señales de complicaciones; la demanda de comodidad y apoyo emocional en el enfrentamiento con el miedo a la muerte aliada a la acción de cuidado escucha activa, el mantenimiento del vínculo con el enfermero, y el apoyo y la seguridad; la demanda en la administración de sulfato ferroso aliado a la acción de cuidado de Incentivo a la adhesión al tratamiento; las demandas mejorar el patrón de sueño, orientación sexual, prevención de enfermedades de transmisión sexual (ETS) y educación en salud aliados a la acción de Apoyo al autocuidado y la demanda de asistencia social a partir de la acción de cuidado mediante Enrutamiento. Se concluye que la intervención acompañamiento por teléfono es una tecnología que aliada al cuidado de enfermería favorece el mantenimiento del vínculo, incentiva la adhesión al tratamiento y acciones de autocuidado apoyado, promoviendo seguridad y soporte a los pacientes onco-hematológicos en el post-alta hospitalaria. Por lo tanto el estudio espera contribuir a la implementación de una asistencia de enfermería integral y sistematizada centrada en el paciente onco-hematológico considerando la expresión de sus necesidades de cuidado
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6353
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