Metadata
Show full item record
ÉTICA E EDUCAÇÃO EM QUÍMICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ABORDANDO AS INFLUÊNCIAS SOCIOCULTURAIS E HISTÓRICAS NO SABER CIENTÍFICO
Ética
História da ciência
Júri simulado
Sequência didática
Ensino de química
Arma química
Química - aspecto histórico
Processo ensino-aprendizagem
Ética
Ensino médio
Chemical weapons
Ethics
History of science
Simulated jury
Didactic sequence
Alvaro, Marcela Vitor | Posted on:
2017
Abstract
Essa monografia baseou-se na abordagem dos aspectos sociais, políticos e econômicos, relacionados ao uso de armas químicas ao longo da história, com ênfase nos episódios contemporâneos, destacando as grandes guerras mundiais. Assim a auímica foi apresentada aos alunos como resultado de uma construção humana ao longo do tempo, conforme as circunstâncias de dada época e local, por meio de uma sequência didática abrangendo a influência do desenvolvimento e da ética científica durante a história. O tema gerador foi o desenvolvimento e emprego de armas químicas e a atividade de júri simulado foi a principal estratégia de ensino. O projeto foi aplicado aos discentes do 1º período do ensino médio integrado ao curso técnico de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ- Campus São Gonçalo), durante três semanas, com um encontro por semana, composto de dois tempos de 50 minutos. A avaliação do projeto foi feita principalmente por meio da análise de conteúdo, através da coleta, sistematização e análise dos dados obtidos na atividade de júri simulado. Observou-se que os discentes utilizaram argumentos políticos, históricos, econômicos e sociais para defender e justificar os seus argumentos, relacionando o desenvolvimento científico-tecnológico ao contexto politico e social da época. De modo que a argumentação, o dialogo e a problematização de questões envolvendo a ética no ensino técnico se mostrou um caminho promissor para a formação de profissionais conscientes do seu papel na sociedade e de suas responsabilidades quanto futuros profissionais de química
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
ALVARO, Marcela Vitor. Ética e educação em química: uma sequência didática abordando as influências socioculturais e históricas no saber científico. 2017. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, 2017.Subject(s)
Armas químicasÉtica
História da ciência
Júri simulado
Sequência didática
Ensino de química
Arma química
Química - aspecto histórico
Processo ensino-aprendizagem
Ética
Ensino médio
Chemical weapons
Ethics
History of science
Simulated jury
Didactic sequence
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: