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Title: Proposição de uma abordagem baseada em eficiência para análise das capacidades de inovação: um estudo com empresas de óleo e gás
Authors: Silveira, Juliane Dias Coelho de Araújo
metadata.dc.contributor.advisor: Garcia, Pauli Adriano de Almada
metadata.dc.contributor.advisorco: Oliveira, Murilo Alvarenga
metadata.dc.contributor.members: Jacinto, Carlos Magno Couto
Silva Junior, Manoel Feliciano da
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Empresas que atuam no setor de óleo e gás (O&G) estão diante de uma série de desafios, principalmente as que atuam na área de exploração e produção. Para competir nesse setor é preciso investir em pesquisas e tecnologias de maneira eficiente. Também precisam desenvolver capacidades de inovação para desenvolver novidades ou melhorias no ambiente produtivo, pois as empresas de exploração de petróleo desenvolvem tecnologias para, além de descobrir poços de petróleo, ter meios para explorá-los de maneira economicamente viável. Diante disso, esta dissertação teve como objetivo geral analisar as capacidades de inovação de empresas de óleo e gás identificadas como sendo as mais eficientes quanto ao processo de inovação. Para tanto, a pesquisa foi dividida em duas etapas: 1) Análise de eficiência e sua variação com o tempo, das empresas de óleo e gás apresentadas na amostra; 2) Análise das capacidades de inovação das empresas mais eficientes dentre as que mais investiram em P&D no mundo. Para mensurar a eficiência utilizou-se o método de Análise Envoltória de Dados e para identificar a evolução foram considerados a Análise de Janela e o Índice Malmquist. A partir dos resultados da primeira etapa da pesquisa foram estudadas as capacidades de inovação das empresas mais eficientes e das que apresentaram maior progresso na eficiência segundo a análise baseada no índice Malmquist. Foi utilizada a análise de conteúdo para estudar as 7 capacidades de inovação destas empresas: capacidade tecnológica, capacidade operacional, capacidade ambiental, capacidade de gerenciamento, capacidade de marketing, capacidade de rede e capacidade adaptativa. Como resultados pôde-se identificar que a capacidade de gerenciamento foi a mais mencionada por todas as empresas, seguida pelas capacidades operacional e de rede. Foram identificadas algumas relações entre as capacidades: a capacidade tecnológica de todas as empresas oferece suporte para a capacidade operacional, enquanto que em 5 empresas, das 6 mais eficientes, a capacidade de rede oferece suporte para a capacidade tecnológica. Essas identificações podem ser utilizadas no planejamento estratégico das organizações para melhorarem seus respectivos desempenhos, tomando por base o que as empresas consideradas mais eficientes têm realizado.
metadata.dc.description.abstractother: Companies operating in the oil and gas (O&G) sector face several challenges, mainly those operating in the area of exploration and production. To compete in this industry it is necessary to invest in research and technology efficiently. It is also important to generate innovation capabilities in order to develop novelties or improvements in the production environment because oil exploration companies develop technologies to discover oil wells in an economically viable way. This thesis aimed to analyze the innovation capabilities of oil and gas companies identified as the most efficient in the innovation process. In this way, the research split into two stages: 1) Efficiency analysis and the variation over a period of time of the oil and gas companies presented in the sample; 2) Analysis of the innovation capabilities of the most efficient companies among the ones that most invested in R&D in the world. In order to measure the efficiency, the Data Envelopment Analysis method was used and to identify the efficiency evolution the Window Analysis and the Malmquist Index were used. From the results of the first stage of the research it was studied the innovation capabilities of the most efficient companies and companies that achieved efficiency progress according to the analysis based on the Malmquist index It was used the content analysis method to study the 7 innovation capabilities of these companies: technological capability, operational capability, environmental capability, management capability, marketing capability, network capability and adaptive capability. As a result, it was possible to identify that the management capability was the most mentioned by all companies, followed by the operational capability and the network capability. It was identified some relations among capabilities: the technological capability of all the companies supports the operational capability, while in 5 companies, of the 6 most efficient, the network capability supports the technological capability. These findings can be used in the organizations‟ strategic planning in order to improve their respective performance, based on what the companies considered most efficient have accomplished.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6409
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