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Title: Análise do efeito escola sob as lentes de Pierre Bourdieu
Authors: Menezes, Daniel Teixeira de
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Joysinett Moraes da
metadata.dc.contributor.members: Mariano, Sandra Regina Holanda
Costa, Alessandra de Sá Mello da
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa sobre efeito escola na educação básica. Buscou-se analisar os sistemas administrativos relacionados às escolas de ensino básico, de modo a identificar quais fatores afetam significativamente a eficiência do ensino público brasileiro dentro de cada contexto socioeconômico. Foram utilizados os dados disponibilizados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e do Censo Escolar, ambos de 2015. Foi utilizada a análise envoltória de dados (DEA), que consiste em um modelo de programação linear que mensura a eficiência relativa de unidades de tomada de decisão (DMU) e permite identificar o uso das melhores práticas na aplicação de recursos e como a organização destes recursos pode influenciar o resultado para unidades que trabalham com os mesmos tipos de entrada e saída. Após identificar o efeito escola, os resultados foram analisados sob a perspectiva bourdieusiana acerca dos sistemas de ensino e sua aplicabilidade na educação básica brasileira. Os resultados apontam que quando se considera o ponto de partida, escolas e redes de ensino em contextos socioeconômicos mais baixos podem apresentar eficiência similar ou até superior que unidades em contexto melhores. Dos insumos escolares analisados o número horas aulas diárias aparece como o de maior influência nos resultados de eficiência.
metadata.dc.description.abstractother: This research presents the results of a study about school effect in basic education. The aim was to analyze the administrative systems related to elementary schools, in order to identify which factors significantly affect the efficiency of Brazilian public education within each socioeconomic context. The data provided by the Basic Education Evaluation System (SAEB), the Basic Education Development Index (IDEB) and the School Census, both of 2015, were used. Data envelopment analysis (DEA) was used, which consists of a a linear programming model that measures the relative efficiency of decision-making units (DMUs) and allows the identification of best practice in the application of resources and how the organization of these resources can influence the outcome for units working with the same input types and output. After identifying the school effect, the results were analyzed under a Bourdieusian perspective on the education systems and their applicability in Brazilian basic education. The results show that when considering the starting point, schools and educational networks in lower socioeconomic contexts may present similar or even higher efficiency than units in a better context. Of the school inputs analyzed the number of hours daily classes appears to be the most influential in the efficiency results.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6412
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