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Title: Práticas organizacionais de um instituto federal: um estudo a partir dos indicadores de gestão - conclusão, evasão e retenção escolar
Authors: Glória, Geovani Falconi
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Joysinett Moraes da
metadata.dc.contributor.members: Mariano, Sandra Regina Holanda
Costa, Alessandra de Sá Mello da
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa sobre práticas organizacionais exitosas de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia a partir dos indicadores de gestão: taxa de conclusão, taxa de evasão e taxa de retenção escolar. Esta pesquisa pode ser classificada como estudo de casos múltiplos e apresenta uma proposta de natureza quanti-qualitativa. Os instrumentos para coleta de dados foram: documentos e sistemas institucionais, observação participante e entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam para a natureza multiforme das altas taxas de evasões e retenções que ocasionam as baixas taxas de conclusão no IF Sudeste MG. De modo geral, não se verificaram o acompanhamento e o controle sistemático das evasões e retenções, tampouco se observou o conhecimento destas taxas, ainda que elas estejam disponíveis no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec), base onde foram obtidos os dados trabalhados nesta dissertação. As práticas organizacionais mais evidenciadas de promoção à permanência e êxito dos educandos foram: assistência estudantil; monitorias; atividades de pesquisa e extensão; divulgação dos cursos ofertados nas escolas da região; parcerias com empresas para estágio e com as prefeituras; acolhimento dos novos estudantes; formação de conselhos de classe e conselho de pais; ampliação da carga horária de disciplinas básicas dos primeiros períodos e atividades extraclasse. Enfim, o que se verificou foi a necessidade sine qua non de aprender a manter e a formar aqueles que já estão nos Institutos Federais.
metadata.dc.description.abstractother: This paper presents the results of the research on successful organizational practices of a Federal Institute of Education, Science and Technology based on management indicators: completion rate, dropout rate and school retention rate. This research can be classified as a multiple case study and presents a quantitative-qualitative proposal. The instruments for data collection were: documents and institutional systems, participant observation and semi-structured interviews. The results point to the multiform nature of the high evasion and retention rates that cause the low completion rates in the IF Sudeste MG. In general, there was no follow-up and systematic control of evasions and retentions, nor was the knowledge of these rates observed, even though they are available in the National Information System of Professional and Technological Education, the base where the data in this dissertation. The most evident organizational practices of promotion to permanence and success of the students were: student assistance; monitoring; research, and extension activities; dissemination of courses offered in the region's schools; partnerships with companies for internships and prefectures; welcoming new students; formation of class councils and advice from parents; increase of the hours of basic disciplines of the first periods and extra class activities. Finally, what happened was the sine qua non of learning to maintain and train those who are already in the Federal Institutes.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6413
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