LABORATÓRIO DE GESTÃO ONLINE: ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DA APRENDIZAGEM VIVENCIAL
Aprendizagem vivencial
Educação a distância
Metodologia
Ensino à distância
Ensino-aprendizagem
Online management laboratory
Experiential learning
Distance education
Silva, Sheila Serafim da | Posted on:
2015
Abstract
Apesar do crescimento da educação a distância, o processo de ensino e aprendizagem tem
sido pautado na reprodução de conteúdo da modalidade presencial. Todavia, estudantes dessa
modalidade educacional necessitam de metodologias que sejam condizentes com a proposta
para que o aprendizado seja assegurado. Na educação gerencial presencial têm sido usado
alguns métodos ativos na formação de gestores, como o Laboratório de Gestão originário de
Sauaia (2008), que desloca o papel do docente para o aluno, dando-lhe papel ativo no
processo de ensino e aprendizagem. A partir disso, o estudo propôs a concepção e
implantação de um Laboratório de Gestão Online, tendo como objetivo analisar a contribuição
desse modelo no aprendizado. Para isso, realizou-se uma pesquisa com método misto em que
dados de ambos os modelos foram comparados por meio de um quase-experimento com
estudantes de gestão, analisando-se as contribuições do ponto de vista qualitativo e
quantitativo. Combinou-se pesquisa descritiva, exploratória e explicativa em um único estudo.
Os resultados indicaram que o modelo online proposto possui as mesmas contribuições do
Laboratório de Gestão em seu modelo presencial e outras não consideradas, como a
introdução ao uso de tecnologias na educação. E, ainda, o desempenho dos participantes de
ambas as modalidades foram similares do ponto de vista estatístico, indicando que
participantes da modalidade online não tiveram desempenho prejudicado. Como contribuição,
o estudo propôs um avanço na metodologia de Sauaia (2008), que integra educação gerencial,
jogo de empresas e pesquisa aplicada, para ambiente educacional online, além de fornecer
orientações para docentes quanto à utilização de novos recursos tecnológicos.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoPublisher
Universidade Federal Fluminense
Subject(s)
Laboratório de gestão onlineAprendizagem vivencial
Educação a distância
Metodologia
Ensino à distância
Ensino-aprendizagem
Online management laboratory
Experiential learning
Distance education
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: