ESTRATÉGIAS DE MUDANÇA E CONTINUIDADE EM UM JOGO DE EMPRESAS
Saída
Jogos de empresas
Jogo de empresas
Estratégia
Cliente
Fornecedor
Exit
Voice
Business game
Moura, Thiago Nardini | Publicado en:
2016
Resumen
O presente estudo teve como objetivo geral verificar se a rede de confiança entre os participantes de um jogo de empresas influencia nas suas intenções de mudança e continuidade nas relações comerciais realizadas entre as equipes, divididas igualmente entre atacados (clientes) e indústrias (fornecedores). As intenções de mudança e continuidade são definidas por Hirschman (1970) como Saída e Voz (SV), respectivamente. Ping (1993) propôs variáveis que antecedem a tipologia SV, porém o próprio autor sugeriu que poderia haver outros antecedentes ainda não explorados. Dessa forma, encontrou-se na literatura de Análise de Redes Sociais (ARS), com foco nas redes empresariais entre clientes e seus fornecedores, que a confiança pode ser relevante para a continuidade das relações em uma rede empresarial. Para atingir o referido objetivo, optou-se por utilizar um jogo de empresas no qual os participantes eram alunos de um curso de Mestrado Profissional em Administração de uma Instituição Federal de Ensino Superior. Para identificar a rede de confiança e as intenções SV, utilizou-se de questionários entregues aos participantes após o término do jogo de empresas. Para identificar as intenções SV dos participantes, as questões tiveram como base o estudo empírico de Ping (1993). Logo após, correlacionou-se os resultados encontrados com objetivo de verificar as proposições da pesquisa. Os resultados desse estudo sugerem que o elevado grau de confiança na rede entre os participantes foi relevante para diminuir a intenção de saída no contexto pesquisado. Por conseguinte, ressaltou os benefícios da ARS com foco nas relações empresariais, como também reforçou os benefícios de se utilizar os jogos de empresas enquanto ambiente laboratorial para pesquisas econômicas. Aponta-se como principal contribuição deste estudo, apresentar uma forma de organizar os dados da tipologia SV de Hirschman (1970) e seus antecedentes (Ping 1993) para futuras pesquisas.
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Tipo de documento
DissertaçãoEditora/Editor
Universidade Federal Fluminense
Sujeta/Sujeto(s)
VozSaída
Jogos de empresas
Jogo de empresas
Estratégia
Cliente
Fornecedor
Exit
Voice
Business game
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