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Title: O Cluster Automotivo Sul Fluminense: experiência de aglomeração industrial ou ação coletiva empresarial?
Authors: Paiva, Alexandre Duarte de
metadata.dc.contributor.advisor: Lima, Raphael Jonathas da Costa
metadata.dc.contributor.members: Monteiro, Cristiano Fonseca
Dulci, João Assis
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Esta dissertação tem como objetivo descrever o Cluster Automotivo Sul Fluminense (CASF), aglomerado industrial inspirado pela experiência da PSA Peugeot Citroën no Cluster de Empresas de Automoción de Galicia (CEAGA), da Espanha. O Cluster está localizado no sudeste do estado do Rio de Janeiro, mais precisamente na Região das Agulhas Negras, um importante polo da indústria automobilística brasileira. Desde os anos 1990, os municípios da região vêm concentrando os investimentos da indústria automobilística sendo este um dos principais fatores responsáveis pelo desenvolvimento econômico do estado. Depois de uma grande crise na região durante os anos 1980, o polo automotivo atraiu grandes empresas como a MAN Latin America (inaugurada em 1996), PSA Peugeot Citroën (inaugurada em 2000), Nissan (inaugurada em 2014) e Jaguar Land Rover (em fase final de construção), além de um grande número de fornecedores nacionais e estrangeiros, gerando cerca de 30 mil postos de trabalho a nível regional. Criado em 2013, o Cluster conta com a liderança da PSA Peugeot Citroën (empresa que influenciou decisivamente sua criação), MAN Latin America e Nissan, além de uma parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN). Este estudo começa por apresentar as definições mais clássicas de clusters, como as de Schmitz & Nadvi (1999) e Porter (1999), que os definem como uma concentração setorial e geográfica das empresas setoriais em que a cooperação entre organizações situadas dentro da mesma região geográfica é estratégica para a obtenção de vantagem competitiva sendo que em seguida continua apresentando outras características e definições sobre o assunto. Posteriormente, é caracterizada a área de influência, ou seja, a Região das Agulhas Negras e, por fim, descreve o processo político de criação do cluster na região e os principais resultados desta iniciativa. O estudo aplicou uma abordagem qualitativa, com entrevistas de diversos participantes do setor privado e do governo, como a primeira e o atual secretário de planejamento estratégico do cluster, o responsável pela subcomissão de pessoas do Cluster e do Secretário Municipal de Trabalho e Renda do município de Resende. Como resultado deste estudo, concluiu-se que, a curto prazo, o cluster tem o objetivo de garantir condições de concorrência para as empresas a desenvolver e agir sobre pontos estratégicos, como a educação, energia, transporte e habitação. Como planejamento de médio/longo prazo pretende desenvolver a competitividade estrutural da região, promovendo a cooperação como uma forma de desenvolver a competitividade, promovendo o intercâmbio de conhecimentos, aprendizagem e abertura cultural, aproveitando o aumento dos investimentos estruturais e fomentar a mobilidade sustentável, tudo através dos esforços conjuntos de empresas e governo. Finalmente, o estudo concluiu que o motivo para a criação do cluster apresentado pelos fabricantes de automóveis possui pontos em comum com a literatura, porém apresenta outros pontos, que entram em conflito com aqueles descritos pelos especialistas no assunto.
metadata.dc.description.abstractother: This master thesis aims at describing the Sul Fluminense Automotive Cluster (CASF), industrial cluster inspired by the experience of PSA Peugeot Citroen in the Cluster of Galicia Automoción companies (CEAGA), in Spain. The Cluster is located in the southeast of the state of Rio de Janeiro, more precisely in the Agulhas Negras region, an important park of the Brazilian automotive industry. Since the 1990s, the municipalities of the region have been concentrating investments of the automotive industry which is one of the main factors responsible for the economic development of the state. After a major crisis in the region during the 1980s, the automotive park attracted large companies such as MAN Latin America (launched in 1996), PSA Peugeot Citroen (launched in 2000), Nissan (launched in 2014) and Jaguar Land Rover (in final stages of construction), as well as a large number of national and foreign suppliers, generating about 30,000 jobs at regional level. Created in 2013, the Cluster has the leadership of the PSA Peugeot Citroën (a company that decisively influenced its creation), MAN Latin America and Nissan, as well as a partnership with the Federation of Industries of the State of Rio de Janeiro (FIRJAN). This study begins by presenting the most classical definitions of clusters, such as Schmitz & Nadvi’s (1999) and Porter’s (1999), which define them as a trade and geographical concentration of sectional companies in which the cooperation among organizations located within the same geographic region is strategic for obtaining competitive advantage once it continues to show other features and definitions about the subject. Later, it is characterized the area of influence, that is, the Agulhas Negras region and, finally, it describes the political process of creation of the cluster in the region and the main results of this initiative. The study applied a qualitative approach with interviews of many participants from the private sector and the government, as the first and the current secretary of the cluster strategic planning, responsible for the sub-committee of people from the Cluster and the Labor and Income Municipal Secretary of the town of Resende. As a result of this study, it was concluded that in the short term, the cluster aims at ensuring competitive conditions for businesses to develop and act on strategic points, such as education, energy, transportation and housing. As a medium / long-term planning it aims at developing the structural competitiveness of the region by promoting cooperation as a way to increase competitiveness by promoting the exchange of knowledge, learning and cultural opening, taking advantage of the increase in structural investments and promoting sustainable mobility, all through the joint efforts of businesses and government. Finally, the study concluded that the reason for the creation of the cluster presented by car manufacturers has some aspects in common with the literature, but on the other hand it has conflicts over those described by experts.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6436
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