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Title: Avaliação do desempenho do consórcio modular Volkswagen
Authors: Trintini, André Marcelo Maria
metadata.dc.contributor.advisor: Motta, Gustavo da Silva
metadata.dc.contributor.advisorco: Amaral, Marcelo Gonçalves do
metadata.dc.contributor.members: Rocha, Henrique Martins
Siqueira, Leandro Pugliese de
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Este trabalho tem o objetivo de analisar o desempenho do consórcio modular instalado na fábrica de caminhões da Volkswagen (VW) em Resende-RJ. Para tal, é proposto um modelo multidimensional de análise de desempenho (MMAD), o qual é composto por indicadores das diversas perspectivas da empresa e pelos principais fatores históricos do período de 1990 a 2014. A formulação do MMAD utiliza-se dos métodos BSC (Balanced Scorecard) e PESTEL (Politic, Economic, Tecnologic, Envorimental and Legislativ); enquanto o BSC orientou a escolha dos indicadores da empresa, o PESTEL norteou a seleção dos fatores históricos externos que interferiram no desempenho do consórcio modular VW. Além do MMAD, as principais características dos consórcios modulares, retirados da literatura científica, são utilizadas na análise de desempenho do consórcio modular VW. Os resultados desse trabalho são gerados a partir da análise dos indicadores da empresa ao longo do tempo, levando em conta a influência dos fatores históricos e dos principais aspectos dos consórcios modulares. A partir das análises, conclui-se que o consórcio modular VW apresentou resiliência às diversas crises do período de 1990 a 2014, além disso, esse modelo produtivo agilizou a expansão de portfólio e o aumento de produção da empresa – potencializando a expansão da participação da VW no mercado de caminhões.
metadata.dc.description.abstractother: This work aims to analyze the modular consortium performance installed in the truck plant of Volkswagen (VW) in Resende-RJ. For this, it is proposed a multidimensional model of performance analysis (MMPA), which is composed by indicators of several company perspectives and by the main historical factors of the period 1990-2014. The MMPA formulation uses the BSC (balanced scorecard) and PESTEL (Politic, Economic, Technologic, Environmental and Legislative) methods; while the BSC guided the choice of the company indicators, PESTEL guided the selection of external historical factors, which affected the performance of the VW modular consortium. Besides the MMAD, the main characteristics of modular consortiums taken from scientific literature are used in performance analysis of modular consortium VW. The results of this work are generated through the analysis of the company’s indicators over the time, taking into account the influence of historical factors and key aspects of modular consortium. From the analysis, it is concluded that the VW modular consortium had resilience to the various crises from 1990 to 2014; moreover, the production model has streamlined the portfolio expansion and increased the company production - leveraging the expansion of participation VW in the truck market.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6441
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