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Title: Políticas públicas e redes sociais: a dinâmica dos atores na criação do campus Aterrado da UFF em Volta Redonda
Authors: Tavares, Rômulo Eugênio Nicácio
metadata.dc.contributor.advisor: Abreu, Júlio césar Andrade de
metadata.dc.contributor.members: Abdalla, Márcio Moutinho
Amaral, Marcelo Gonçalves do
Dias, Eduardo Dessupoio Moreira
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: A presente dissertação pesquisou um campus Universitário construído através de uma política pública de governo para expansão e interiorização das universidades (REUNI). O locus desta pesquisa é o campus Aterrado da Universidade Federal Fluminense que está localizado na cidade de Volta Redonda no estado do Rio de Janeiro, que tem como sede a cidade de Niterói. O objetivo geral desta dissertação foi explicar como a relação dos atores influenciou na construção do campus Aterrado. O referencial teórico utilizou como base: políticas públicas, educação superior no Brasil, teoria da representação social e teoria das redes sociais. Em termos de metodologia, a presente pesquisa emprega o método do estudo de caso único, com as seguintes técnicas: snowball, análise de redes sociais, discurso do sujeito coletivo e análise de documentos. A relação dos atores na construção do campus foi explicada pela troca de poder. Um ator local foi o mais importante no período anterior as obras. Durante o período das obras, foi um ator que era ligado a administração central. No período pós-obras, os diretores das novas unidades passaram a ter importância porque implantaram a gestão do campus.
metadata.dc.description.abstractother: This dissertation researched a University campus built through a government’s public policy to expansion and internalization of universities (REUNI). The locus of this research is the Aterrado campus of the Fluminense Federal University, located in the city of Volta Redonda, at Rio de Janeiro state, which head office is in the city of Niterói. The general objective of this dissertation was to explain how the actors' relationship influenced the Aterrado campus construction. The theoretical framework has used as base: public policies, higher education at Brazil, theory of social representation and theory of social networks. In terms of methodology, the present research employed the single case study method, with the following techniques: snowball, social network analysis, collective subject discourse and document analysis. The relationship of the actors building the campus was explained by the exchange of power. A local actor was the most important in the period prior to the building works. During the period of the building works, it was an actor who was connected to the central administration. In the post building works period, the directors of the new units became important because they implemented campus management.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6444
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