INSTITUCIONALIZAÇÃO DO MODELO DE GESTÃO INTEGRADA DA ESCOLA GIDE: UM ESTUDO DE CASO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO RIO DE JANEIRO SEDIADAS EM VOLTA REDONDA
Escolas
Docentes
GIDE
Institucionalização
Modelo de gestão
Volta Redonda (RJ)
Escola pública
Educação básica
Management model
Schools
Teachers
Institutionalization
Pereira, Lucia Helena Esteves | Posted on:
2017
Abstract
O objetivo desta pesquisa foi conhecer em que medida as novas práticas
organizacionais implementadas no âmbito da Gestão Integrada da Escola
(GIDE) se institucionalizaram, nas escolas estaduais de Volta Redonda, no que
se refere ao trabalho docente. Por ser tratar de um fenômeno contemporâneo, as
práticas de gestão implementadas a partir de 2011 nas escolas estaduais, o estudo
se justifica pela importância e relevância da implementação de políticas públicas
voltadas para a melhoria dos resultados da educação básica em escolas públicas. O
estudo foi realizado no município de Volta Redonda por ser o maior município dentre
os que compõem a Regional Médio Paraíba e possuir o maior número de escolas
estaduais, constituindo-se em uma maior amostra. O objeto de estudo foram as 29
escolas estaduais sediadas neste município. O foco do estudo foram as práticas de
gestão implementadas pela GIDE nas escolas estaduais, a Teoria Institucional e a
institucionalização à luz do modelo teórico de Tolbert e Zucker (1999) para analisar
em que medida as práticas e ações da GIDE foram institucionalizadas nas escolas
da rede estadual de ensino localizadas no município de Volta Redonda, apontando
em que fase desse modelo se encontram (habitualização, objetificação ou
sedimentação). Esta pesquisa foi caracterizada como um projeto de métodos mistos
com abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando-se como estratégia de pesquisa
o estudo de caso e a aplicação de questionário disponibilizado aos professores
docentes pelo sistema Survey Monkey através de um levantamento do tipo survey.
Os dados foram analisados à luz da teoria institucional. Observou-se sinais de
habitualização quanto à implementação da GIDE nas escolas. Em relação às
mudanças implementadas na prática diária do professor e à percepção de cada
docente sobre as mudanças nas práticas de seus colegas, observou-se indícios de
objetificação quanto à adoção pelos docentes das práticas relativas à avaliação dos
discentes, recuperação de estudos, prazos de entrega de notas, plano de curso,
lançamento de notas no Sistema Conexão Educação etc. No que se refere à
percepção do docente sobre a perenidade das novas práticas implementadas na
escola, percebe-se na avaliação deles que as práticas que se institucionalizaram
(sedimentação) se referem ao Conexão Educação, painel de gestão, Currículo
Básico e padronização da metodologia administrativa e pedagógica nas escolas.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoPublisher
Universidade Federal Fluminense
Subject(s)
Modelo de gestãoEscolas
Docentes
GIDE
Institucionalização
Modelo de gestão
Volta Redonda (RJ)
Escola pública
Educação básica
Management model
Schools
Teachers
Institutionalization
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