Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6452
Title: Práticas organizacionais em escolas de alto desempenho: um estudo no ensino fundamental do município de Volta Redonda/RJ
Authors: Manoel, Marcelo Viana
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Joysinett Moraes da
metadata.dc.contributor.members: Mariano, Sandra Regina Holanda
Oliveira, Sidinei Rocha de
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: A pesquisa teve como objetivo identificar práticas organizacionais comuns às escolas públicas de alto desempenho da Rede Municipal de Educação de Volta Redonda, de modo que estas possam ser sistematizadas, compartilhadas e disseminadas entre outras escolas da mesma rede. A escolha do tema se justificou dada a importância da educação formal para a sociedade e a opção por Volta Redonda está associado ao fato da cidade possuir o 4º melhor IDH do Estado do Rio de Janeiro, apesar do Ideb estar abaixo do esperado pelo INEP na sua projeção ao longo dos anos analisados. O município apresenta cinco escolas dos anos iniciais do ensino fundamental que conseguiram atingir a meta em todos os anos, de 2007 a 2013, e foram elas, juntamente com outras duas escolas indicadas pela Secretaria Municipal de Educação, o objeto de estudo desta pesquisa e serviram de auxílio para responder o seguinte questionamento: quais são as práticas organizacionais das escolas de alto desempenho da Rede Municipal de Educação de Volta Redonda? O estudo caracterizou-se como um estudo multicasos adotando-se uma investigação de cunho intensivo e qualitativo para a compreensão do objeto estudado, e possuiu, também, um caráter exploratório, por buscar construir uma primeira abordagem sobre o conjunto de crenças, percepções e explicações que, de forma estruturada, organizam o conhecimento dos atores envolvidos nos processos estudados. Desse modo, uma vez tendo sido coletados os dados por meio de entrevistas com professores, equipe diretiva e de apoio e o focus group com os alunos, eles foram transcritos e organizados de forma que fosse possível identificar dimensões, categorias, tendências, padrões, relações, desvendando o significado dos achados da pesquisa de modo que os mesmos pudessem ser compreendidos. Dentre os resultados mais relevantes observou-se: o alinhamento da equipe diretiva e de apoio quanto ao direcionamento das unidades escolares; a participação dos pais no cotidiano escolar dos filhos; o comprometimento e envolvimento de toda a equipe; a utilização de recursos complementares no processo educacional como simulados, promoção de eventos e atividades lúdicas e acompanhamento individualizado do desempenho dos alunos ao longo do ano letivo.
metadata.dc.description.abstractother: The research aimed to identify common organizational practices to the high performance of public schools in the Municipal Network of Volta Redonda Education, so that they can be systematized, shared and disseminated among other schools of the same network. The choice of subject was justified given the importance of formal education for society and the choice of Volta Redonda is associated with the fact that the city has the 4th best HDI State of Rio de Janeiro, despite the Ideb be lower than expected by INEP in its projection over the years analyzed. The city has five schools in the early elementary school years that have achieved the target in every year from 2007 to 2013, and were they, along with two other schools listed by the Municipal Department of Education, the object of study of this research and served aid to answer the question: what are the organizational practices of high-performing schools in the Municipal Network of Volta Redonda Education? The study was characterized as a study multicases adopting an intensive and qualitative nature of research for the understanding of the studied object, and possessed also an exploratory nature, to seek to build a first approach on the set of beliefs, perceptions and explanations that, in a structured manner, organize knowledge of the actors involved in the processes studied. Thus, once having been collected data through interviews with teachers, management team and support and focus groups with students, they were transcribed and organized so that it was possible to identify dimensions, categories, trends, patterns, relationships , revealing the significance of research findings so that they could be understood. Among the most relevant results observed: the alignment of the management team and support regarding the direction of the school units; the participation of parents in school life of children; the commitment and involvement of the whole team; the use of additional resources in the educational process as simulated, promoting events and recreational activities and individualized monitoring of student performance throughout the school year.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6452
Appears in Collections:MPA - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao Marcelo Viana Manoel.pdf1.04 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons