PRÁTICAS ORGANIZACIONAIS EM ESCOLAS DE ALTO DESEMPENHO: UM ESTUDO NO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE VOLTA REDONDA/RJ
Práticas organizacionais
Estrutura organizacional
Alto desempenho
Escola pública
Estrutura organizacional
Ensino fundamental
Desempenho
Volta Redonda (RJ)
Public schools
Organizational practices
Organizational structure
High performance
Manoel, Marcelo Viana | Publicado en:
2016
Resumen
A pesquisa teve como objetivo identificar práticas organizacionais comuns às escolas públicas de alto desempenho da Rede Municipal de Educação de Volta Redonda, de modo que estas possam ser sistematizadas, compartilhadas e disseminadas entre outras escolas da mesma rede. A escolha do tema se justificou dada a importância da educação formal para a sociedade e a opção por Volta Redonda está associado ao fato da cidade possuir o 4º melhor IDH do Estado do Rio de Janeiro, apesar do Ideb estar abaixo do esperado pelo INEP na sua projeção ao longo dos anos analisados. O município apresenta cinco escolas dos anos iniciais do ensino fundamental que conseguiram atingir a meta em todos os anos, de 2007 a 2013, e foram elas, juntamente com outras duas escolas indicadas pela Secretaria Municipal de Educação, o objeto de estudo desta pesquisa e serviram de auxílio para responder o seguinte questionamento: quais são as práticas organizacionais das escolas de alto desempenho da Rede Municipal de Educação de Volta Redonda? O estudo caracterizou-se como um estudo multicasos adotando-se uma investigação de cunho intensivo e qualitativo para a compreensão do objeto estudado, e possuiu, também, um caráter exploratório, por buscar construir uma primeira abordagem sobre o conjunto de crenças, percepções e explicações que, de forma estruturada, organizam o conhecimento dos atores envolvidos nos processos estudados. Desse modo, uma vez tendo sido coletados os dados por meio de entrevistas com professores, equipe diretiva e de apoio e o focus group com os alunos, eles foram transcritos e organizados de forma que fosse possível identificar dimensões, categorias, tendências, padrões, relações, desvendando o significado dos achados da pesquisa de modo que os mesmos pudessem ser compreendidos. Dentre os resultados mais relevantes observou-se: o alinhamento da equipe diretiva e de apoio quanto ao direcionamento das unidades escolares; a participação dos pais no cotidiano escolar dos filhos; o comprometimento e envolvimento de toda a equipe; a utilização de recursos complementares no processo educacional como simulados, promoção de eventos e atividades lúdicas e acompanhamento individualizado do desempenho dos alunos ao longo do ano letivo.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
DissertaçãoEditora/Editor
Universidade Federal Fluminense
Sujeta/Sujeto(s)
Escolas públicasPráticas organizacionais
Estrutura organizacional
Alto desempenho
Escola pública
Estrutura organizacional
Ensino fundamental
Desempenho
Volta Redonda (RJ)
Public schools
Organizational practices
Organizational structure
High performance
Término de licencia
CC-BY-SAEl ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: