PRÁTICAS ORGANIZACIONAIS EM ESCOLAS DE ALTO DESEMPENHO: UM ESTUDO NO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE VOLTA REDONDA/RJ
Práticas organizacionais
Estrutura organizacional
Alto desempenho
Escola pública
Estrutura organizacional
Ensino fundamental
Desempenho
Volta Redonda (RJ)
Public schools
Organizational practices
Organizational structure
High performance
Manoel, Marcelo Viana | Postado em:
2016
Resumo
A pesquisa teve como objetivo identificar práticas organizacionais comuns às escolas públicas de alto desempenho da Rede Municipal de Educação de Volta Redonda, de modo que estas possam ser sistematizadas, compartilhadas e disseminadas entre outras escolas da mesma rede. A escolha do tema se justificou dada a importância da educação formal para a sociedade e a opção por Volta Redonda está associado ao fato da cidade possuir o 4º melhor IDH do Estado do Rio de Janeiro, apesar do Ideb estar abaixo do esperado pelo INEP na sua projeção ao longo dos anos analisados. O município apresenta cinco escolas dos anos iniciais do ensino fundamental que conseguiram atingir a meta em todos os anos, de 2007 a 2013, e foram elas, juntamente com outras duas escolas indicadas pela Secretaria Municipal de Educação, o objeto de estudo desta pesquisa e serviram de auxílio para responder o seguinte questionamento: quais são as práticas organizacionais das escolas de alto desempenho da Rede Municipal de Educação de Volta Redonda? O estudo caracterizou-se como um estudo multicasos adotando-se uma investigação de cunho intensivo e qualitativo para a compreensão do objeto estudado, e possuiu, também, um caráter exploratório, por buscar construir uma primeira abordagem sobre o conjunto de crenças, percepções e explicações que, de forma estruturada, organizam o conhecimento dos atores envolvidos nos processos estudados. Desse modo, uma vez tendo sido coletados os dados por meio de entrevistas com professores, equipe diretiva e de apoio e o focus group com os alunos, eles foram transcritos e organizados de forma que fosse possível identificar dimensões, categorias, tendências, padrões, relações, desvendando o significado dos achados da pesquisa de modo que os mesmos pudessem ser compreendidos. Dentre os resultados mais relevantes observou-se: o alinhamento da equipe diretiva e de apoio quanto ao direcionamento das unidades escolares; a participação dos pais no cotidiano escolar dos filhos; o comprometimento e envolvimento de toda a equipe; a utilização de recursos complementares no processo educacional como simulados, promoção de eventos e atividades lúdicas e acompanhamento individualizado do desempenho dos alunos ao longo do ano letivo.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
DissertaçãoPublicador
Universidade Federal Fluminense
Assunto(s)
Escolas públicasPráticas organizacionais
Estrutura organizacional
Alto desempenho
Escola pública
Estrutura organizacional
Ensino fundamental
Desempenho
Volta Redonda (RJ)
Public schools
Organizational practices
Organizational structure
High performance
Termo da Licença
CC-BY-SAOs arquivos de licença a seguir estão associados a este item: