O LABORATÓRIO DE GESTÃO: UMA ANÁLISE COMBINADA DA APRENDIZAGEM VIVENCIAL CONFORME O CICLO DE KOLB E A TAXONOMIA REVISADA DE BLOOM
Laboratório de gestão
Taxonomia revisada de Bloom
Estilos de aprendizagem
Educação
Gestão
Bloom, Benjamin Samuel
Kolb, Davi
Experiential learning
Management laboratory
Bloom´s revised taxonoy
Learning styles
Pachêco, Érica Augusta | Posted on:
2017
Abstract
A aprendizagem gerencial surgiu devido à necessidade de preencher a lacuna entre teoria e
prática na área educacional com foco em gestão. Nesse contexto, a aprendizagem vivencial
constitui-se em uma alternativa teórica e prática no processo de ensino-aprendizagem com
foco no estímulo da autonomia e reflexão crítica por parte dos discentes. Portanto, a pesquisa,
desenvolvida para a presente dissertação, utilizou esse arcabouço teórico e prático por meio
da arbodagem educacional denominada Laboratório de Gestão. Por meio desta, o objetivo
geral da pesquisa foi analisar se a abordagem educacional do Laboratório de Gestão
(SAUAIA, 2013) promove a aprendizagem vivencial durante duas disciplinas que a utilizaram
na graduação e no mestrado em Administração na Universidade Federal Fluminense. Para
isso, realizou-se uma pesquisa com método misto: dados quantitativos e qualitativos foram
comparados em um estudo de caso com estudantes de gestão. O estudo combinou pesquisa
exploratória e descritiva. Dentre os procedimentos técnicos, foi aplicado o inventário de
estilos de aprendizagem 1 (LSI-I) para verificar os estilos de cada estudante e formar os
grupos de forma o mais homogênea possível para a vivência com o jogo de empresas. Em
seguida, realizou-se o levantameto documental por meio das atividades avaliativas das
disciplinas com o objetivo de comparar o aprendizado entre os grupos da vivência. Por fim,
foi levantada a opinião dos estudantes a fim de analisar o Laboratório de Gestão enquanto
método de aprendizagem vivencial de acordo com o modelo teórico de David Kolb e a
Taxonomia Revisda de Bloom. Para a análise de dados, testes estatísticos permitiram avaliar
se ocorreu diferença entre as notas dos estudantes, organizados de acordo com os estilos de
aprendizagem para as tomadas de decisões ao longo de um jogo de empresas. Além disso, as
opiniões de representantes de cada uma das empresas simuladas foram analisadas por meio da
análise de conteúdo. Dentre os resultados, foi observada diferença estatisticamente
significativa entre as notas finais dos integrantes do grupo 1 com o estilo de aprendizagem
predominante divergente e os demais grupos, sendo as pontuações do primeiro grupo
inferiores aos demais. Diante desse dado, buscou-se avaliar quais fatores poderiam ter
influenciado o menor rendimento de tais discentes. Ao considerar a formação das equipes
quanto aos estilos de aprendizagem, notou-se que talvez os estilos não tivessem influenciado
de maneira significativa o processo de ensino-aprendizagem; pois não foi constatada diferença
nas notas entre os demais grupos (equipes 2 a 6), formados por integrantes com os seguintes
estilos de aprendizagem: 3 equipes com integrantes assimiladores (equipes 2, 4 e 5), 1 equipe
mista (equipe 3) e 2 equipes com estudantes divergentes (equipe 6). Em seguida, então,
grupos de focos e entrevistas foram conduzidas para melhor compreender a diferença na
experiência dos alunos ao cursar disciplinas elaboradas por meio do Laboratório de Gestão.
Por meio da análise individual das opiniões, observou-se menor frequência quanto à evolução
no domínio cognitivo por parte dos entrevistados da equipe 1. Como contribuições, a pesquisa
permitiu a discussão sobre o entrosamento e o desentrosamento entre estilos de aprendizagem
dos estudantes e métodos educacionais, analisou o Laboratório de Gestão enquanto método de
aprendizagem vivencial de acordo com o modelo de David Kolb e sugere os objetivos
educacionais enquanto fatores relevantes para a análise do processo de ensino-aprendizagem
de acordo com a Taxonomia Revisda de Bloom.
[Texto sem Formatação]
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Document type
DissertaçãoPublisher
Universidade Federal Fluminense
Subject(s)
Aprendizagem vivencialLaboratório de gestão
Taxonomia revisada de Bloom
Estilos de aprendizagem
Educação
Gestão
Bloom, Benjamin Samuel
Kolb, Davi
Experiential learning
Management laboratory
Bloom´s revised taxonoy
Learning styles
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