PRÁTICAS ESTRATÉGICAS DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS ASSOCIADAS AO METALSUL PARA SOBREVIVÊNCIA NO MERCADO: ESTUDO EMBASADO NAS PERSPECTIVAS DO BALANCED SCORECARD
Micro e pequenas empresas
Discurso do sujeito coletivo
Estratégia empresarial
Balanced Scorecard
Pequena empresa
Microempresa
Business strategy
Micro and small enterprises
Discourse of the collective subject
Rodrigues, Vivian Magalhães | Posted on:
2016
Abstract
As Micro e Pequenas Empresas (MPEs) representam 42% dos empregos gerados e 27% do PIB no Brasil. Esta relevância para a economia tem despertado interesse de diversos autores para este tipo de organização. Existem várias pesquisas do SEBRAE que apontam os problemas das MPEs que colaboram para o seu fechamento. A presente pesquisa, em sentido totalmente oposto, procura levantar as atividades estratégicas de sucesso para fazer que as MPEs permaneçam em funcionamento. Dessa forma o objetivo desta pesquisa é levantar o que as MPEs fazem e como atuam para alcançar a vantagem competitiva e sobreviver no mercado complexo e volátil da atualidade. Para a consecução do referido objetivo, adotou-se dois métodos: (1) pesquisa de levantamento com questionário fechado para a primeira etapa da pesquisa; (2) pesquisa de levantamento com questionário estruturado e utilização do Discurso do Sujeito Coletivo para análise. Para tanto, foram selecionadas empresas associadas no sindicato Metalsul com mais de cinco anos de constituição e efetuou-se a pesquisa com base nas perspectivas do Balanced Scorecard (BSC), a saber: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento. Como resultados, a presente pesquisa detectou que as empresas analisadas não são frágeis e são capazes de se organizar para implementar suas estratégias, que não sentem a necessidade de formalizar todas suas atividades de gestão e que podem desenvolver métodos apropriados para analisar sua eficiência e eficácia. Por fim, conclui-se que é possível mostrar aos empreendedores e gestores de MPEs a possibilidade de gerir de modo sustentável uma organização com atividades de gestão apropriadas e criativas.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoPublisher
Universidade Federal Fluminense
Subject(s)
Estratégia empresarialMicro e pequenas empresas
Discurso do sujeito coletivo
Estratégia empresarial
Balanced Scorecard
Pequena empresa
Microempresa
Business strategy
Micro and small enterprises
Discourse of the collective subject
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: