Metadata
Show full item record
ENSINO DE REAÇÕES DE OXIRREDUÇÃO ASSOCIANDO EXPERIMENTO DEMONSTRATIVO E O JOGO DIDÁTICO “REAÇÕES DE OXIRREDUÇÃO - O TESTE DA VAQUINHA’’
Aprendizagem significativa
Ensino de química
Reação de óxido-redução
Processo de ensino-aprendizagem
Jogo educativo
Jogo interativo
Electrochemical
Meaningful learning
Macedo, Bruno dos Santos de | Posted on:
2016
Abstract
No ensino de química, um dos problemas mais graves no que diz respeito ao sistema de ensino atual visto nas escolas, é a ênfase na simples transmissão de conteúdos sem fazer nenhuma ligação com o cotidiano do aluno e na maioria das vezes de modo descontextualizado; não importando se a aprendizagem foi de fato significativa, mas priorizando, muita das vezes, a resolução maçante de exercícios de vestibulares e a memorização da matéria. Diante disso, esta monografia, a partir do conteúdo de oxirredução, visou propor uma abordagem diferenciada e com a aplicação de um experimento conhecido como “A vaquinha química”, que utiliza materiais de baixo custo, promovendo uma aula dinâmica e enriquecedora, contribuindo para a aprendizagem significativa do aluno. Em seguida, os alunos aplicaram os conceitos aprendidos em um jogo didático denominado “Reações de oxirredução - o teste da vaquinha”, que é a versão eletrônica do experimento aplicado em sala de aula na forma de um teste avaliativo deste conteúdo, disponibilizado pelo portal do MEC, onde cada aluno terá seu conhecimento desafiado e testado de uma forma dinâmica e divertida. A partir da aplicação deste modelo de aula se confirmou a importância de se levar, para as salas de aula, experimentos demonstrativos e jogos didáticos que procurem, de forma contextualizada, aproximar os conteúdos fundamentais da química dos fenômenos cotidianos presentes na vida do educando. Dessa forma, com a utilização de uma aula expositiva e de um experimento associado ao lado lúdico, porém colocado de maneira efetiva como parte do processo de aprendizagem, pôde-se perceber que o aluno “enxergou” os fenômenos de oxirredução com um olhar mais receptivo, desenvolvendo o senso crítico-cientifico e obtendo uma aprendizagem mais significativa sobre o tema
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
MACEDO, Bruno dos Santos. Ensino de reações de oxirredução associando experimento demonstrativo e o jogo didático "Reações de oxirredução - o teste da vaquinha". 2016. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, 2016.Subject(s)
EletroquímicaAprendizagem significativa
Ensino de química
Reação de óxido-redução
Processo de ensino-aprendizagem
Jogo educativo
Jogo interativo
Electrochemical
Meaningful learning
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: