Metadata
Show full item record
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA E A FORMAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Currículo mínimo
Educação básica
Ensino de química
Educação básica
Ciências naturais
Currículo escolar
Ensino de química
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Formação docente
Natural sciences
Minimum curriculum
Basic education
Chemistry teaching
Esperança, Ighor de Morais | Posted on:
2017
Abstract
Esta monografia relata o processo de formação para a prática interdisciplinar na educação básica, em consonância com as atuais pretensões educativas brasileiras, de um aluno do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal Fluminense, através de sua participação no projeto Construção de estratégias interdisciplinares em diálogo com o currículo da SEEDUC – RJ, vinculado ao Programa Institucional LIFE UFF – Ciências da Natureza, Sociais e Humanas em diálogo, em parceria com o Colégio Estadual Guilherme Briggs (Santa Rosa – Niterói/RJ), entre 2015 e 2016. São descritas as reflexões do licenciando sobre o conhecimento científico e interdisciplinaridade, sobre o sistema vigente de ensino e a educação para a sociedade contemporânea, direitos humanos e cidadania, as dificuldades enfrentadas e sua superação ao longo de todo o processo, que contribuíram para a formação pessoal e profissional do mesmo, desde o estudo e discussão dos referenciais teóricos ao planejamento, confecção e aplicação de um material didático-pedagógico integrado das ciências da natureza para o segundo bimestre do 3º ano do ensino médio. Ademais, são apresentadas as impressões do licenciando sobre a perspectiva interdisciplinar do ensino em sua ação pedagógica na escola básica e o valor para a sua formação docente
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
ESPERANÇA, Ighor de Morais. Reflexões sobre o ensino de química e a formação para prática docente interdisciplinar na educação básica. 2016. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, 2016.Subject(s)
Ciências da naturezaCurrículo mínimo
Educação básica
Ensino de química
Educação básica
Ciências naturais
Currículo escolar
Ensino de química
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Formação docente
Natural sciences
Minimum curriculum
Basic education
Chemistry teaching
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: