Metadata
Show full item record
PRODUTOS NATURAIS BIOATIAVOS DE PIPER – ANTICANCERIGENOS
Hunnicutt, Beatriz Campello | Posted on:
2017
Abstract
O câncer ainda é uma das principais doenças que atinge a sociedade atual, sendo uma das maiores causas de morte ao redor do mundo. Os casos de pessoas com câncer têm crescido cada vez mais ao longo dos anos, mesmo com o avanço da medicina e dos conhecimentos cada vez mais aprofundados sobre os mecanismos de ação dessas mutações. Sabe-se hoje que a dieta nutricional tem uma relação direta com essa doença, o câncer, podendo ser a causa, a prevenção ou até mesmo a cura. Dados demográficos apontam, por exemplo, que o número de casos de câncer que atinge a população Ocidental é consideravelmente maior do que o número de casos da população Oriental, sendo a diferença na dieta dessas culturas um dos fatores que mais contribuem para esses dados. O consumo de legumes, frutas, vegetais, especiarias e produtos não industrializados principalmente, compõe a maior fração dos alimentos ingeridos pela população oriental.
Os pratos orientais são geralmente conhecidos por seus sabores diversificados e caracteristicamente picantes. As pimentas são um dos principais temperos utilizados há séculos pelo homem e são espécies pertencentes ao gênero Piper da família Piperacea que apresenta mais de 3.000 espécies ao redor do mundo, concentradas principalmente nas regiões mais quentes Tropicais e Subtropicais As espécies Piper tem um enorme valor comercial, econômico e medicinal, razão pela qual têm sido foco de diversas pesquisas nos últimos anos. Essas espécies têm sido usadas em sistemas medicinais tradicionais há milhares de anos, incluindo os sistemas Chinês e Indiano, assim como em medicamentos do folclore da América Latina. Os extratos dessas espécies já são conhecidos por suas propriedades anti-inflamatória, antibacteriana, antitumoral e citotóxica, e nas ultimas cinco décadas, investigações sobre o gênero Piper e suas propriedades antitumorais resultaram no isolamento de classes de compostos fisiologicamente ativos tais como alcaloides, amidas, pironas, terpenos, esteróides, Kawapironas, Piperólidos, flavonóides, fenilpropanóides, ligninas e neoligninas. Esse trabalho apresenta informações obtidas ao longo de onze anos de pesquisas sobre as espécies Piper e suas atividades antitumorais, mostrando a importância do gênero e dos produtos naturais na medicina atual.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
Hunnicutt, Beatriz Campello. Produtos naturais bioativos de piper-anticancerígenos. 2016. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Química)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, 2016.License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: