Metadata
Show full item record
CARACTERIZAÇÃO E APLICAÇÃO DE BIOCARVÃO PRODUZIDO A PARTIR DE MACROFITA TYPHA DOMINGUES SP. NO TRATAMENTO DE REJEITOS AQUOSOS OLEOSOS
Óleo
Sorção
Ângulo de contato
Água residual
Biomassa
Macrofita aquática
Óleo vegetal
Adsorção
Análise da água residual
Biomass
Oil
Sorption
Contact angle
Wast water
Custódio, Tamires da Nóbrega | Posted on:
2016
Abstract
O óleo se tornou parte tão importante do nosso dia a dia que nem se percebe sua capacidade poluidora. Para o caso de óleo vegetal, a resolução CONAMA 357, no artigo 34, estabelece como nível de poluição o teor de 50 mg.L-1. No contexto de derramamentos em mares e contaminação de corpos hídricos surge a vasta aplicação das macrófitas como sorventes. Biocarvão de inflorescência da Typha sp. foi preparado a 350ºC, sob nitrogênio e caracterizado quanto a flutuabilidade, hidrofobicidade e quanto aos teores de umidade, cinzas, lignina e ceras. Foram realizadas também análise elementar, análise espectrométrica na região de infravermelho, investigação da microestrutura por microscopia e análise termogravimétrica. O objetivo foi tratar rejeitos oleosos gerados em ambientes domésticos, em restaurantes e em posto de abastecimento de combustíveis com este biocarvão. Amostras sintéticas (com 5% e 10% de óleo) foram colocadas em contato com o biocarvão em sistema dinâmico a fim de verificar sua eficiência, a qual variou entre 95 e 99%, em função do tempo de contato. Maior eficiência de remoção foi alcançada com o tratamento feito em coluna usando-se biocarvão, sabugo de milho moído e casca de amendoim moído e torrado como fase estacionária. Amostras reais que foram submetidas a este tratamento se enquadraram nas normas do CONAMA 357. Os resultados mostraram que o biocarvão é capaz de reter mais que 20 vezes seu próprio peso de óleo. Após tratamento do rejeito oleoso, o biocarvão fica impregnado com óleo e torna-se um rejeito em potencial, cuja análise elementar permitiu estimar uma faixa de valores para seu poder calorífico (38,33 - 45,59 MJ/Kg). Estes valores indicam que após limpar um rejeito oleoso, o biocarvão impregnado com óleo é um rejeito capaz de gerar energia tal qual o carvão vegetal (27,84MJ/Kg)
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
CUSTÓDIO, Tamires da Nóbrega. Caracterização e aplicação de biocarvão produzido a partir de macrofita Typha domingues sp no tratamento de rejeitos aquosos oleosos. 2016. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Química Industrial) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.Subject(s)
BiomassaÓleo
Sorção
Ângulo de contato
Água residual
Biomassa
Macrofita aquática
Óleo vegetal
Adsorção
Análise da água residual
Biomass
Oil
Sorption
Contact angle
Wast water
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: