Metadata
Show full item record
EDUCAR PELA PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: COMPREENSÃO E INFLUÊNCIAS
Formação de professores
PIBID
Formação de professor
Processo de ensino-aprendizagem
Metodologia
Pesquisa científica
Prática de ensino
Ensino de química
Educate by research
Teacher training
PIBID
Alonso, Mairon Oslay Cortes | Posted on:
2017
Abstract
O papel do professor em sala de aula é compreendido quando se entende a relação entre educação e cidadania. O educar pela pesquisa surge justamente para contemplar tanto a formação desse professor quanto para a formação dos alunos do ensino básico. Com base nessa proposta, este trabalho teve como objetivo principal a aplicação de uma atividade para discussão, reflexão e entendimento da pesquisa enquanto prática educacional diária para um grupo de professores em formação inicial participantes do PIBID (Programa institucional de bolsa de iniciação à docência) Química da Universidade Federal Fluminense. Primeiramente foram elaboradas perguntas em um questionário aberto on-line e foram recolhidos planos e materiais de aula para o levantamento dos conhecimentos prévios dos participantes da pesquisa. Após a análise textual discursiva dessa etapa, foi pensada e aplicada uma atividade-aula que buscou trabalhar e discutir a pesquisa como uma metodologia formativa de ensino visando desenvolver a capacidade crítica e intervencionista dos futuros alunos. Pelo questionário ficou evidente o caráter construtivista dos futuros professores e ao mesmo tempo o desconhecimento da pesquisa como metodologia de ensino. Os documentos apontaram para uma discrepância entre o que foi respondido no questionário e o que eles aplicam em suas aulas. A atividade-aula enfatizou o desconhecimento da pesquisa como prática de ensino, mas conseguiu mostrar o educar pela pesquisa como uma nova possibilidade de educação formativa e construtivista. Confirmou-se uma relação estreita entre aprendizagem e pesquisa e a eminente necessidade de se trabalhar o conceito de pesquisa em educação na formação de professores
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
ALONSO, Mairon Oslay Cortes. Educar pela pesquisa na formação de professores de química: compreensão e influências. 2017. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, 2017.Subject(s)
Educar pela pesquisaFormação de professores
PIBID
Formação de professor
Processo de ensino-aprendizagem
Metodologia
Pesquisa científica
Prática de ensino
Ensino de química
Educate by research
Teacher training
PIBID
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: