Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6511
Title: Ctrl “C” mais Ctrl “V”: quando a caneta sai de cena e dá lugar ao mouse
Authors: Pacheco, Drielly Gomes de Macedo
metadata.dc.contributor.advisor: Brandão, Marco
metadata.dc.contributor.members: Paiva, Andréa Lúcia da Silva de
Monteiro, Rodrigo de Araujo
Issue Date: 2015
Abstract: A pesquisa abordou sobre a utilização da tecnologia na educação expondo seus aspectos e em particular o recurso da técnica do “copy/paste”, compreendendo mais sobre esses recursos tecnológicos, trazendo como questionamento de pesquisa até que ponto a tecnologia pode alienar as pessoas ou fornecer as contribuições para a formação intelectual do indivíduo. Na fundamentação teórica da pesquisa encontra-se um enfoque sobre a enciclopédia Barsa, fazendo um apanhado desde sua criação e como conseguiu garantir sua sobrevivência em meios aos avanços tecnológicos. Foi tratado também no decorrer do trabalho, sobre a importância da construção do conhecimento, ressaltando como a utilização da tecnologia pode ser uma ferramenta de auxílio ou pode ser considerada como uma aliada para o comodismo. O presente trabalho proporciona ainda uma contribuição empírica, através da análise de diferentes opiniões de pessoas que puderam vivenciar a transição do ensino tradicional, como por exemplo, o costume de realizar pesquisas em livros, para o ensino com as facilidades que a tecnologia oferece. Assim, a pesquisa teve o objetivo de mostrar que embora a tecnologia tenha implantado na sociedade vários fatores negativos, ela pode ser uma ferramenta para um melhor conhecimento, desde que seja utilizada de forma adequada.
metadata.dc.description.abstractother: The study addressed on the use of technology in education by exposing its aspects and in particular the technical feature of the "copy / paste", comprising more about these technological resources, bringing as research questioning the extent to which technology can alienate people or provide contributions to the intellectual formation of the individual. In the theoretical foundation of the research is a focus on the encyclopedia Barsa, making a caught since its creation and how managed to secure their survival in environments with technological advances. Was also treated in the course of work, about the importance of building knowledge, emphasizing the use of technology can be a tool or aid can be regarded as an ally for complacency. This work also provides an empirical contribution, through the analysis of different opinions of people who were able to experience the transition from traditional teaching, such as the custom of conducting research in books, to teaching with the facilities that the technology offers. Thus, the research aimed to show that although the technology has deployed several negative factors in society, it can be a tool to improve knowledge, provided it is used properly.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6511
Appears in Collections:CGS - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UFF - Monografia (Drielly Gomes) versao final.pdf616.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.