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Title: Ser Kinois no Brasil: projetos e expectativas de estudantes congoleses
Authors: Santos, Mariana Batista dos
metadata.dc.contributor.advisor: Guedes, Simoni Lahud
metadata.dc.contributor.members: Guedes, Simoni Lahud
Melo, Vítor Andrade de
Tavares, Júlio Cesar
Issue Date: 2012
Citation: MARIANA BATISTA DOS SANTOS. Ser Kinois no Brasil: projetos e expectativas de estudantes congoleses. 2012. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Simoni Lahud Guedes.
Abstract: Esta dissertação é uma etnografia realizada com estudantes originários da República Democrática do Congo, em especial de Kinshasa, que se autodenominam kinois. Estes estudantes são participantes do Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G) mantido em conjunto pelo Ministério da Educação (MEC) com o Ministério das Relações Exteriores (MRE). Nesta dissertação, analiso como são formulados os projetos de estudantes congoleses que realizam este convênio em universidades do estado do Rio de Janeiro, o que os impeliu a participar do programa e quais são suas expectativas para após obterem a graduação. Entre os resultados apresentados pela pesquisa destacam-se a articulação entre agência individual com estímulos familiares e sociais e apoio de redes de amizade. Conclui que os projetos destes jovens estão em construção e em permanente diálogo com as condições sociais e familiares da República Democrática do Congo quanto com as oportunidades e empecilhos que vislumbrem no Brasil.
metadata.dc.description.abstractother: This thesis is an ethnography realized with students from the Democratic Republic of Congo (RDC), especially from Kinshasa, who called themselves as kinois. These students are participants of the Undergraduate Student-Accord Program (PEC-G), which are sustained both by the Education Ministry (MEC) and the Foreign Ministry (MRE). In this thesis, I analyze the way in which the Congolese student projects, who are participating in this accord in Rio de Janeiro’s universities, are formulated and what stimulate them for to agree with this program and which are their future expectations. Among the results pointed out by this research, I detached the connection between the individual agency with the familiar and social stimulus and the friendship support. My conclusion is that these youth projects are in construction and in a sustained dialogue both with the RDC familiar and social condition and with the opportunities and difficulties found in Brazil.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6534
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