POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE DIRETORES DE ESCOLAS PÚBLICAS NO BRASIL: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Diretor escolar
Ciclo de políticas públicas
Educação básica
Política pública
Diretor escolar
Educação básica
Public policy
School principal
Policy cycle
Basic education
Sottani, Natália Bazoti Brito | Posted on:
2018
Abstract
Esta pesquisa analisou a política pública de formação de diretores de escolas implementada por
meio do Programa Nacional Escola de Gestores de Educação Básica (PNEGEB) que vigorou
no Brasil entre 2006 a 2016, na perspectiva do modelo de ciclo de políticas públicas que abrange
as etapas de montagem da agenda, formulação de alternativas, tomada de decisão,
implementação e avaliação (HOWLETT e RAMESH, 1995). A técnica de triangulação foi
adotada para analisar diferentes fontes de dados como documentos e entrevistas em
profundidade com especialistas do Ministério da Educação, SEEDUC e das instituições federais
de ensino que ofereceram o programa no estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de
Educação deste estado. Verificou-se que a formação de diretores de escolas da educação básica
ganhou importância na agenda de educação do Brasil com a criação do PNEGEB. No entanto,
sua descontinuidade, sem que tenha sido reformulado ou substituído por outra política, sugere
um rebaixamento entre as prioridades do país. A complexidade da implementação do programa
em nível nacional e a dificuldade de articular os diversos atores que participaram da iniciativa
explicam a elevada evasão observada no curso. Não houve avaliação formal do programa pelo
MEC, sinalizando a dificuldade do país em avaliar políticas públicas de forma consistente que
permita orientar investimentos futuros.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoPublisher
Universidade Federal Fluminense
Subject(s)
Políticas públicasDiretor escolar
Ciclo de políticas públicas
Educação básica
Política pública
Diretor escolar
Educação básica
Public policy
School principal
Policy cycle
Basic education
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