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Title: Estratégias operacionais da Nissan em Resende, RJ: tendências no contexto das cadeias globais de valor
Authors: Silva, Liz Borges
metadata.dc.contributor.advisor: LIma, Raphael Jonathas da Costa
metadata.dc.contributor.advisorco: Amaral, Marcelo Gonçalves do
metadata.dc.contributor.members: Monteiro, Cristiano Fonseca
Dulci, João Assis
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Esta dissertação objetiva analisar as estratégias operacionais da Nissan, em Resende-RJ, e suas tendências no contexto das Cadeias Globais de Valor (CGV). Os objetivos específicos perpassam: OE1) contextualizar as transformações da indústria automobilística no mundo e no Brasil; OE2) mapear e descrever os principais eventos históricos, internos e externos à Nissan no RJ; OE3) descrever e comparar as estratégias globais da Nissan Motor Company com as estratégias operacionais da Nissan em Resende; e OE4) analisar as estratégias operacionais da Nissan em Resende à luz da abordagem das CGV e das experiências de funcionários da Nissan e de suas fornecedoras de primeira linha. A escolha de se estudar a Nissan em Resende decorreu do fato de esta montadora estar circunscrita na região dos municípios de Porto Real, Resende, Itatiaia e Quatis (PRIQ), local de suma importância econômica, ao abrigar um polo automotivo no país, onde estão instaladas quatro montadoras – Volkswagen, PSA Peugeot-Citroën, Nissan e Jaguar Land Rover –, além de Hyundai Heavy Industries, várias empresas de vulto e diversos fornecedores. Quanto à metodologia, utilizou-se a análise de conteúdo e um modelo multidimensional de análise de desempenho (MMAD), composto por indicadores das diversas perspectivas da empresa e pelos principais fatores históricos do período de 1990 a 2017. A análise decorrente permitiu encontrar alguns resultados. Em primeiro lugar, constatou-se que há convergência de estratégias globais da Nissan Motors com as estratégias regionais da Nissan em Resende-RJ, ou seja, bases, valores, a cultura e o modo de produção da Nissan Motors tendem a ser adotadas pelas Nissan em solo fluminense. Entretanto, percebeu-se choques culturais e resistência para lidar com a imposição de determinados padrões japoneses de produção. Em segundo lugar, é possível inferir que as estratégias advindas da produção enxuta continuam presentes como estratégias atuais desta montadora. Em terceiro lugar, verificou-se que há uma predominância japonesa nos fornecedores de primeira linha, confirmando a teoria de que estes últimos acompanhariam a montadora fora do Japão. Sobre a questão da governança na CGV, foi possível perceber que o critério primordial de escolha em relação aos fornecedores de primeiro nível da fábrica de Resende consiste em relacionamentos baseados na confiança de longo prazo, e, por conseguinte, em uma certa dependência tecnológica, um tanto quanto minimizada pelo co-design limitado com estes fornecedores. Finalmente, é relevante destacar que a experiência da Nissan em solo fluminense e suas estratégias operacionais caracterizam apenas um caminho ou uma das possibilidades, frente ao cenário macro ou global de novas tendências e dinâmicas, voltadas para a fragmentação da produção. Assim, conclui-se que seja imprescindível repensar o Brasil levando-se em consideração uma trajetória de efetivo aprimoramento do setor automobilístico, ou seja, esse modelo de atração de investimentos estrangeiros para atender o mercado local e instituir regras de conteúdo local com a finalidade de estimular o emprego precisa ser reexaminado, com vistas a construir uma política industrial automotiva brasileira bem-sucedida, ampliando o valor agregado de suas atividades e trazendo benefícios efetivos, em termos da inserção do país nas CGV.
metadata.dc.description.abstractother: This term paper aims to analyze Nissan's operational strategies in Resende-RJ and its trends in the context of Global Value Chains (GVC). The specific objectives are: OE1) to contextualize the transformations of the automobile industry in the world and in Brazil; OE2) to map and to describe the main historical events, internal and external to Nissan in RJ; OE3) to describe and to compare the overall strategies of Nissan Motor Company with the operational strategies of Nissan in Resende; and OE4) to review Nissan's operating strategies in Resende in the light of the GVC approach and the experiences of Nissan and its first-line suppliers. The choice of studying Nissan in Resende was due to the fact that this automaker is located in the region of Porto Real, Resende, Itatiaia and Quatis (PRIQ), a place of great economic importance, as it houses an automotive hub in the country, where four automakers - Volkswagen, PSA Peugeot-Citroën, Nissan and Jaguar Land Rover - as well as Hyundai Heavy Industries, several large companies and several suppliers are installed. As for the methodology, we used content analysis and a multidimensional model of performance analysis (MMPA), composed of indicators of the company's different perspectives and of the main historical factors of the period from 1990 to 2017. The resulting analysis allowed us to find some results. Firstly, there was convergence of global strategies of Nissan Motors with the regional strategies of Nissan in Resende-RJ, i.e. bases, values, the culture and the mode of production of Nissan Motors tend to be adopted by Nissan in Fluminense soil. However, cultural clashes and resistance to dealing with the imposition of certain Japanese patterns of production were perceived. Secondly, it is possible to infer that the strategies derived from lean production continue to be present as current strategies of this automaker. Third, it was found that there is a Japanese predominance in first-line suppliers, confirming the theory that the latter would accompany the assembler outside Japan. On the question of governance in the GVC, it was possible to notice that the primary criterion of choice in relation to the first level suppliers of the Resende plant consists of relationships based on long-term trust, and therefore on a certain technological dependence, somewhat minimized by limited co-design with these suppliers. Finally, it is important to highlight that Nissan's experience in Fluminense soil and its operational strategies characterize only one way or one of the possibilities, given the macro or global scenario of new trends and dynamics, pointed to the fragmentation of production. Thus, it is concluded that it is essential to rethink Brazil taking into account a trajectory of effective improvement of the automobile sector, that is, this model of attraction of foreign investments to serve the local market and to institute local content rules with the purpose of stimulating employment needs to be reexamined in order to build a successful Brazilian automotive industrial policy, increasing the added value of its activities and bringing effective benefits in terms of the country’s insertion in the GVC.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6543
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