Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6568
Title: Heitor Villa-Lobos: da antropofagia às narrativas de Alejo Carpentier e Mário de Andrade
Authors: Leitão, Robson dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor: Reis, Livia Maria de Freitas
metadata.dc.contributor.members: Mello, Maria Elizabeth Chaves de
Guelman, Leonardo Caravana
Arcuri, Silvia Inés Cárcamo de
Esteves, Antonio Roberto
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Neste trabalho, realizado sob o viés da Literatura Comparada, quis demonstrar que o que se conhece, hoje, sobre o compositor Heitor Villa-Lobos é fruto de várias construções literárias que se cruzam e se interpenetram, transformando o compositor de carne e osso em uma personagem romanesca. Villa-Lobos, reconhecido em escala mundial, como um gigante da música, inspirou escritores e biógrafos que, ao tentarem reconstituir suas histórias, acabaram criando uma entidade idealizada, uma personagem fictícia. Entre esses escritores, destaco dois romancistas e críticos musicais: o brasileiro Mário de Andrade e o cubano Alejo Carpentier. Comparo suas diferentes visões sobre o maestro, apontando para a influência que sofreram daquele em algumas de suas obras: O banquete e Los pasos perdidos, respectivamente. Construo minha análise a partir da antropofagia, em sua vertente cultural, formulada por Oswald de Andrade na década de 1920, e prossigo com questões sobre apropriação de textos, formulações identitárias (individuais e coletivas), assim como a utilização da música na construção do imaginário nacional, mantendo como encadeamento, a personagem em questão, Villa-Lobos. Entre os autores escolhidos como suporte teórico, destaco Mareia Quintero-Rivera, Mario Vargas Llosa, Paulo Renato Guérios, Roberto González Echevarría e Silviano Santiago, além de Alejo Carpentier e Mário de Andrade
metadata.dc.description.abstractother: En este trabajo, realizado bajo el sesgo de la Literatura Comparada, quise demostrar que lo que se conoce, hoy, sobre el compositor Heitor Villa-Lobos es fruto de varias construcciones literarias que se cruzan y se interrelacionan, transformando al compositor de carne y hueso en un personaje romanesco. Villa-Lobos, reconocido a escala mundial, como un gigante de la música, inspiró a escritores y biógrafos que, al intentar reconstruir sus historias, acabaron creando una entidad idealizada, un personaje ficticio. Entre esos escritores, destaco dos novelistas y críticos musicales: el brasileño Mário de Andrade y el cubano Alejo Carpentier. Comparo sus diferentes visiones sobre el maestro, apuntando la influencia que sufrieron de aquel en algunas de sus obras: O banquete y Los pasos perdidos, respectivamente. Construyo mi análisis a partir de la antropofagia, en su vertiente cultural, formulada por Oswald de Andrade en la década de 1920, y prosigo con cuestiones sobre apropiación de textos, formulaciones identitarias (individuales y colectivas), así como la utilización de la música en la construcción del imaginario nacional, manteniendo como encadenamiento, el personaje en cuestión, Villa-Lobos. Entre los autores escogidos como soporte teórico, destaco Mareia Quintero-Rivera, Mario Vargas Llosa, Paulo Renato Guérios, Roberto González Echevarría y Silviano Santiago, además de Alejo Carpentier y Mário de Andrade
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6568
Appears in Collections:POSLIT - Tese e Dissertação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.