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Title: Alteridade e identidade nos contos de Caio Fernando Abreu
Other Titles: Alterity and identity in the tales of Caio Fernando Abreu
Authors: Freitas, Mírian Gomes de
metadata.dc.contributor.advisor: Figueiredo, Eurídice
metadata.dc.contributor.members: Lopez, Anna Faedrich Martins
Oliveira, Paulo César Silva de
Fonseca, José Luiz Jobim de Salles
Silva, Anderson Pires da
Maciel, Leila Rose Márie Batista da Silveira
Chiarelli, Stefania
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Este trabalho tem como objetivo abordar a produção contística de Caio Fernando Abreu, centralizando a análise de suas narrativas na reflexão e investigação sobre a ambígua e inconclusa natureza das identidades dentro de um contexto pós-moderno, que trata a questão do Outro não como uma entidade fixa, objetiva, mas capaz de ser construída pelo sujeito em sua relação com o mundo. Nesse sentido, o foco central deste estudo é examinar a produção literária desse autor de 1960 a 1990, na busca de traços identitários de narrativas que assumem a errância e desestabilizam nossas concepções tradicionais de identidade, em que o sujeito, muitas vezes, pela lente do observador, é considerado como “estranho”, ao exprimir suas escolhas pelo viés da heterogeneidade nas margens contínuas da transição. Com isso, discutiu-se o fio condutor que revela as semelhanças e as diferenças do indivíduo, a partir de valores culturais e de uma ordem das relações humanas que filtram a percepção dos acontecimentos pelo prisma da subjetividade
metadata.dc.description.abstractother: This work aims to approach the short stories production of Caio Fernando Abreu, centralizing the analysis of his narratives in the reflection and investigation on the ambiguous and unconcluded nature of the identities within a postmodern context that treats the question of the Other not as a fixed entity , objective, but capable of being constructed by the subject in his relation to the world. In this sense, the central focus of that work is to examine his literary production of this author from 1960 to 1990, in the search for identity traces of narratives that assume the displacement and destabilize our traditional conceptions of identity, in which the subject, often through the lens of the observer, is considered as "strange" in expressing their choices by the way of heterogeneity in the continuous margins of the transition. With this, it is intended to discuss the thread that reveals the similarities and differences of the individual from cultural values and an order of human relations that filter the perception of occurrences through the prism of subjectivity
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6576
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