Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6581
Title: O cinema de poesia segundo Pasolini: depois do trem, um filme-ensaio sob a poética de Joaquim Cardozo
Authors: Pizzini Filho, Joel
metadata.dc.contributor.advisor: Müller Junior, Adalberto
metadata.dc.contributor.members: Dassie, Franklin Alves
Scamparini, Júlia
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Esta dissertação partiu de uma leitura do poema “Visão do Último Trem Subindo ao Céu” de Joaquim Cardozo para a realização do um curta-metragem experimental Último Trem, rodado em super-8mm. Já no âmbito do mestrado, a leitura do poema e o projeto fílmico se expandiram a partir de uma discussão sobre o conceito de “cinema de poesia” de Pier Paolo Pasolini, com ênfase nas suas observações sobre o uso do plano-sequência. A partir da pesquisa, e das disciplinas cursadas, o roteiro se desenvolveu de modo a traduzir o universo poético de Joaquim Cardozo num filme-ensaio de longa-metragem: Depois do Trem. Desse modo, apresentamos aqui o conjunto dissertação/filme para procurar refletir sobre ao mesmo tempo transcriar o poema de Joaquim Cardoso. Ao fazê-lo, acreditamos estar propondo novos caminhos e traçando outras fronteiras para os estudos de adaptação, intermidialidade e criação artística. Por se tratar de um filme “sob” e não “sobre” a poética de Joaquim Cardozo, adotamos o conceito de “transcriação”, concebido pelo poeta e escritor Haroldo de Campos como forma de construir um filme-ensaio de natureza autoral que proporcione a liberdade de invenção artística a partir de signos condizentes com o universo do autor pernambucano. Este diálogo intertextual permitirá a transfiguração audiovisual da obra de Cardozo, ressignificando materiais de arquivo e registros documentais inéditos, levantados durante a nossa pesquisa iconográfica realizada durante o período do referido mestrado
metadata.dc.description.abstractother: This thesis begun with a reading of Joaquim Cardozo’ poem “Visão do Último Trem Subindo ao Céu”, as a premise to the shooting of the 8mm short movie Último trem. During the research, the poem’s reading and the film project have expanded thanks to a discussion of Pier Paolo Pasolini’s concept of “poetic cinema”, especially in what concerns the sequence shot. From the research on and from the participation in seminars, a new script has been developed, aiming to translate the Joaquim Cardoso’ poetic into a medium-length essay-film: Depois do Trem. Therefore, what we present here is an ensemble of thesis and film, in which we try to reflect upon and transcreate Joaquim Cardoso’s poem. In doing so, we believe to propose new paths and tracing new borders to adaptation, intermediality and performance studies
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6581
Appears in Collections:POSLIT - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
X REVORTOG - Joel - PRONTO V2 WORD 1 (2).pdf694.91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.