AFINAL DE CONTAS, QUEM RI DE QUEM? A REPRESENTAÇÃO CÔMICA DAS PERSONAGENS VALÉRIA VASQUES E JANETE, SOB OS VIESES IDEOLÓGICOS E COMERCIAIS DA TELEVISÃO
Riso
Estratégias sensíveis
Esteriótipo
Grotesco
Moda
Ideologia
Representação social
Moda
Ideologia
Everyday life
Laughter
Strategies susceptible
Stereotype
Grotesque
Fashion
Ideology
Veras, Elijerton Rogério Chaves | Posted on:
2017
Abstract
Este trabalho apresenta um estudo sobre as representações da classe pobre a partir dos vieses mercadológico e ideológico da televisão. Logo, está estruturado no movimento de projeção de audiência e consumo, dado por vínculos afetivos viabilizados pelo riso, e na manutenção e confecção de estereótipos sociais, reguladas pela exclusão dos padrões de beleza, moda e comportamento, acordados pela elite econômica. Trata-se, portanto, das encenações das personagens Valéria Vasques e Janete, interpretadas por Rodrigo Sant’Anna e Thalita Carauta no programa humorístico Zorra Total da Rede Globo, no ano de 2011. O método utilizado une a revisão bibliográfica à análise de conteúdo. A primeira tem como base de compreensão os conceitos de Riso, Estereótipo, Estratégias Sensíveis de Comunicação, Legítimo, Moda, Classes Social, Ideologia e Consumo. A segunda está dividida nas investigações de frases/bordões repetidos e recortes de tempo das imagens dos quadros do programa. Assim, são investigadas as relações entre mídia e cotidiano fundamentadas nas estratégias adotadas pela produção do humorístico, sobre as caracterizações das personagens, e suas formas de afetar a sociedade. Nesse diapasão, o eixo condutor da pesquisa são os discursos (verbais e imagéticos) de construção de tipos populares atrelados aos espaços e aspectos sociais comuns ao telespectador, sobre as estereotipias de comportamento direcionadas à transexual Valéria Vasques e explanação da figura "grotesca" de Janete, para tentar entender qual é a proposta de comunicação do humorístico.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSubject(s)
CotidianoRiso
Estratégias sensíveis
Esteriótipo
Grotesco
Moda
Ideologia
Representação social
Moda
Ideologia
Everyday life
Laughter
Strategies susceptible
Stereotype
Grotesque
Fashion
Ideology