Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6592
Title: Diálogos entre autor e professor: uma leitura da “Arithmetica Elucidativa” de Nelson Benjamim Monção
Authors: Dassie, Bruno Alves
Issue Date: 2018
Publisher: EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
Citation: DASSIE, B. A. Diálogos entre autor e professor: uma leitura da “Arithmetica Elucidativa” de Nelson Benjamim Monção. CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 17, p. 116-138, 2018. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/42300/22135
metadata.dc.relation.ispartof: CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 17, p. 116-138, 2018.
Abstract: Atualmente diferentes orientações aos professores sobre o livro didático são elaboradas e publicadas separadamente sob a denominação de manual do professor. No entanto, antes da confecção desse impresso, na década de 1960, é possível encontrar ao longo do livro didático no Brasil orientações destinadas aos docentes. Nessa perspectiva, este artigo tem por objetivo analisar o livro Arithmetica Elucidativa, de Nelson Benjamim Monção, com primeira edição datada em 1923. Consideramos que este livro foi originalmente destinado aos professores, e posteriormente também aos alunos. Mesmo com essa ampliação do destinatário, a leitura dos elementos paratextuais nos leva a um conjunto de orientações de naturezas distintas, utilizadas como estratégias para a constituição de diálogos entre autor e professor.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6592
Appears in Collections:HEDUMAT - Artigos de periódicos e trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DASSIE_CADERNOS DE HIST DA EDU_2018.pdf438.37 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons