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Title: As muitas mãos na escrita da História: a trajetória de um manual de Desenho do século XIX por meio de documentos manuscritos
Authors: Soares, Flávia dos Santos
Issue Date: 2018
Citation: SOARES, F. S. As muitas mãos na escrita da História: a trajetória de um manual de Desenho do século XIX por meio de documentos manuscritos. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 4, p. 90-115, 2018. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/bitstream/1/6594/1/SOARES_HISTEMAT_2018.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 4, p. 90-115, 2018.
Abstract: Uma variedade de registros apresentam-se disponíveis para o trabalho do historiador e os documentos que fundamentam os estudos históricos assumem, hoje, as formas mais diversas, abordam diferentes conteúdos e podem ser encontrados em lugares os mais variados. Distintos autores destacam a importância das fontes para qualquer pesquisa sendo ponto de apoio para estudo do objeto histórico estudado. Especialmente para os Oitocentos, as fontes manuscritas tem destaque e possuem um papel significativo na compreensão de fatos ocorridos no Brasil do século XIX e de grande parte da burocracia daquele período, incluídas aí as relações entre o governo imperial e a administração pública e questões relacionadas à educação de modo amplo. Neste texto, estamos interessados em refletir sobre o uso e a importância das fontes manuscritas, em particular no que se refere às questões relacionadas com a Instrução pública e as condições de aprovação e aceitação de um manual didático para circulação nas escolas do município da Corte no século XIX. O exemplo trazido diz respeito aos trâmites que cercam a contratação, feitura, avaliação e aprovação do manual Curso de Desenho Linear de autoria de Paulino Martins Pacheco, uma obra didática destinada ao ensino de desenho recomendada para uso em instituições primárias, secundárias e Normais do Rio de Janeiro. Os documentos consultados e utilizados estão depositados no Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, disponibilizados sob o tema Instrução Pública.
metadata.dc.description.abstractother: A variety of registers are available for the work of the historian, and the documents that underpin historical studies today take on the most diverse forms, address different contents, and can be found in a variety of places. Distinguished authors emphasize the importance of the sources for any research being a point of support for the study of the historical object studied. Especially for the nineteenth century, handwritten sources are prominent and play a significant role in understanding the events that occurred in nineteenth-century Brazil and a large part of the bureaucracy of that period, including relations between the imperial government and the public administration and issues related to education in a broad way. In this text, we are interested in reflecting on the use and importance of handwritten sources, particularly with regard to questions related to Public Instruction and the conditions for approval and acceptance of a didactic manual for circulation in the schools of the municipality of the XIX century. The example brought in regards to the contracting, preparation, evaluation and approval of the Curso de Desenho Linear by Paulino Martins Pacheco, a didactic work intended to teach recommended drawing for use in primary, secondary and normal institutions of Rio de Janeiro of January. The documents consulted and used are deposited in the Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, made available under the theme Public Instruction.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6594
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