ANALISAR LIVROS DIDÁTICOS: TRAJETOS E CAMINHOS PERCORRIDOS
Dassie, Bruno Alves | Posted on:
2018
Abstract
Os livros didáticos têm sido utilizados nas pesquisas em História da Educação Matemática, ao
menos, nas últimas duas décadas. Observa-se que esses impressos têm sido considerados tanto
como fonte quanto como objeto de pesquisa e que as análises elaboradas consideram diferentes
pressupostos. Analisar livros didáticos tem sido, portanto, também uma prática por mim realizada.
Neste texto, pretendo apresentar alguns trajetos e caminhos percorridos, tentando mostrar os
movimentos analíticos, as escolhas e os abandonos que tenho feito. Nos interessa, em particular,
mostrar os primeiros percursos que estão sendo trilhados e as interpretações elaboradas – que
tomam o livro didático como objeto de pesquisas – sobre a leitura por parte do professor deste
material. Iniciamos com uma breve introdução e seguimos com a apresentação de algumas escolhas
teórico-metodológicas. Finalizamos com uma síntese de duas pesquisas realizadas associadas a um
projeto de pesquisa a análise de livros didáticos e suas relações com o professor.
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Document type
Artigo de periódicosNote
http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/197/146Source
DASSIE, B. A. Analisar livros didáticos: trajetos e caminhos percorridos. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 4, p. 59-74, 2018.License Term
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