A TRAJETÓRIA DE DOM IRENEU PENNA E SUAS ESCOLHAS COMO EDUCADOR MATEMÁTICO
Colégio de São Bento do Rio de Janeiro
Movimento da Matemática Moderna
Dom Ireneu Pena
Colégio de São Bento do Rio de Janeiro
New Math movement
Abstract
O objetivo deste texto é apresentar as escolhas e a trajetória de Dom Ireneu Penna
que, no Brasil, reformulou, no final da década de 1960, o ensino de Matemática no Colégio
de São Bento do Rio de Janeiro a partir das propostas de Georges Papy. Foram estabelecidas
relações que compõem a rede social na qual Dom Ireneu, monge beneditino e professor de
Matemática, esteve imerso, e percebeu-se o quanto ela está associada à reforma ocorrida no
Colégio durante o Movimento da Matemática Moderna. Entre as principais fontes utilizadas
neste trabalho encontram-se o arquivo pessoal de Dom Ireneu, os depoimentos e os periódicos
dos movimentos católicos da época.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Author
Document type
Artigo de periódicosPublisher
FE/UNICAMP &FEUFF
Note
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646545/13445Source
DASSIE, B. A.; COSTA, L. F. ; CARVALHO, J. B. P. F. A trajetória de Dom Ireneu Penna e suas escolhas como educador matemático. Zetetiké (on line), v. 23, p. 395-410, 2015.Subject(s)
Dom Ireneu PennaColégio de São Bento do Rio de Janeiro
Movimento da Matemática Moderna
Dom Ireneu Pena
Colégio de São Bento do Rio de Janeiro
New Math movement
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: