A TRAJETÓRIA DE DOM IRENEU PENNA E SUAS ESCOLHAS COMO EDUCADOR MATEMÁTICO
Colégio de São Bento do Rio de Janeiro
Movimento da Matemática Moderna
Dom Ireneu Pena
Colégio de São Bento do Rio de Janeiro
New Math movement
Resumen
O objetivo deste texto é apresentar as escolhas e a trajetória de Dom Ireneu Penna
que, no Brasil, reformulou, no final da década de 1960, o ensino de Matemática no Colégio
de São Bento do Rio de Janeiro a partir das propostas de Georges Papy. Foram estabelecidas
relações que compõem a rede social na qual Dom Ireneu, monge beneditino e professor de
Matemática, esteve imerso, e percebeu-se o quanto ela está associada à reforma ocorrida no
Colégio durante o Movimento da Matemática Moderna. Entre as principais fontes utilizadas
neste trabalho encontram-se o arquivo pessoal de Dom Ireneu, os depoimentos e os periódicos
dos movimentos católicos da época.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Autor
Tipo de documento
Artigo de periódicosEditora/Editor
FE/UNICAMP &FEUFF
Notas
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646545/13445Fuente
DASSIE, B. A.; COSTA, L. F. ; CARVALHO, J. B. P. F. A trajetória de Dom Ireneu Penna e suas escolhas como educador matemático. Zetetiké (on line), v. 23, p. 395-410, 2015.Sujeta/Sujeto(s)
Dom Ireneu PennaColégio de São Bento do Rio de Janeiro
Movimento da Matemática Moderna
Dom Ireneu Pena
Colégio de São Bento do Rio de Janeiro
New Math movement
Término de licencia
CC-BY-SAEl ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: