Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6606
Title: Proposição de um sistema condominial para o tratamento de efluentes domésticos do loteamento de Sambaetiba em Itaboraí (Rio de Janeiro)
Authors: Lepsch, Jessica Hotz
metadata.dc.contributor.advisor: Carmo, Dirlane de Fátma do
metadata.dc.contributor.members: Hamacher, Leonardo da Silva
Pereira, Carlos Rodrigues
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal Fliminense
Citation: Lepsch, Jéssica Hotz. Proposição de uma sistema condominial para o tratamento de efluentes domésticos do loteamento em Itaboraí (Rio de Janeiro). 2017. 66f. Projeto Final (Bacharelado em Engenharia Agrícola e Ambiental) - Universidade Federal Fluminense, 2017
Abstract: Este trabalho teve por objetivo propor um projeto contendo 09 sistemas de tratamento de efluentes sanitários para um loteamento existente em Sambaetiba, no município de Itaboraí (Rio de Janeiro), para que a comunidade em questão fosse atendida com saneamento básico. O loteamento em questão é tido como irregular e apresenta infraestrutura precária. A solução apontada foi a utilização do sistema condominial, que é um sistema descentralizado de tratamento de efluentes, com baixos custos de instalação e operação, podendo atender comunidades em condições insatisfatórias, em que a infraestrutura básica de moradia é deficitária. O sistema proposto é composto de fossas sépticas e filtros anaeróbios e tem eficiência estimada de remoção de carga orgânica em torno de 87%. Sugere-se que a população participe do processo de implantação do sistema de tratamento de forma a reduzir os custos de implantação e monitoramento.
metadata.dc.description.abstractother: This study aimed to put forth a project of nine wastewater treatment systems for an allotment in Sambaetiba, in the municipality of Itaboraí (Rio de Janeiro), so that its residents could have access to basic sanitation. The allotment’s infrastructure is considered irregular and precarious. The proposed solution was to use the condominial system, which is a decentralized effluent treatment system with low installation and operation costs. It can serve communities in unsatisfactory sanitation conditions, where basic housing infrastructure is deficient. The proposed system is composed of anaerobic septic tanks and filters and has an estimate of organic load removal around 87%. It is suggested that the population should take part in the process of implanting the treatment system in order to cut implantation and monitoring costs.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6606
Appears in Collections:TGR - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Jéssica Hotz.pdf1.23 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons