APLICAÇÃO DO MÉTODO COMPUTACIONAL SMOOTHED PARTICLE HYDRODYNAMICS PARA SIMULAÇÃO DE MECANISMOS DE TRANSPOSIÇÃO DE PEIXES EM HIDRELÉTRICAS
Simulação numérica
CFD sem malha
Ecossistema aquático
Fluidodinâmica computacional
Impacto ambiental
Usina hidrelétrica
Vertical slot
Numerical simulation
Meshless CFD
Gomes, Daniela dos Santos da Mata | Publicado en:
2017
Resumen
A construção de barragens interrompe a conectividade longitudinal dos rios, alterando o seu ecossistema. Desta forma, as barragens são obstáculos que os peixes não conseguem ultrapassar e completar seu ciclo de vida. Os mecanismos de transposição de peixes (MTPs) tornaram-se elementos-chave para permitir a passagem para a montante e proteção a jusante, evitando a chegada dos peixes nas turbinas e no vertedouro. Os critérios de dimensionamento baseiam-se na estimativa das características do escoamento, onde um fluxo de atração de peixes pode ser usado para aumentar a efetividade de um MTP, para isso tem sido utilizada a fluidodinâmica computacional (CFD). O fluxo de atração deve ser determinado a partir do campo de velocidade, obtido pelo modelo CFD ou por testes com modelo reduzido, e também por características físicas das espécies-alvo. O objetivo é avaliar um método CFD sem malha, Smoothed Particle Hydrodynamics (SPH), para simular o escoamento na superfície livre de um MTP do tipo ranhura vertical. Sua é aplicado para simular o escoamento de um MTP do tipo ranhura vertical. Sua precisão é avaliada através da comparação do campo de velocidade em um modelo reduzido, estudado em literatura anterior, com a uma simulação 3D utilizando o método SPH. A simulação é conduzida pelo software de código aberto DualSPHysics para avaliar as velocidades em diversos pontos do escoamento. Os resultados dos testes em modelo reduzido são bastante compatíveis com os resultados da simulação numérica. Isso confirma que o SPH é um método promissor para o problema do escoamento em um MTP.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoEditora/Editor
Universidade Federal Fluminense
Fuente
Gomes, Daniela dos Santos da Mata. Aplicação do método smoothed particle hydrodynamics para simulação de mecanismos de transposição de peixes em hidrelétricas. 2017. 63 f. Projeto Final (Bacharelado em Engenharia Agrícola e Ambiental) – Universidade Federal Fluminense, 2017.Sujeta/Sujeto(s)
Ranhura verticalSimulação numérica
CFD sem malha
Ecossistema aquático
Fluidodinâmica computacional
Impacto ambiental
Usina hidrelétrica
Vertical slot
Numerical simulation
Meshless CFD
Término de licencia
CC-BY-SAEl ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: