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Title: A atuação do pedagogo no CAPS: narrativas de um estágio na Ilha de convivência
Authors: Morais, Amanda Domingos de
metadata.dc.contributor.advisor: Mello, Maristela Barenco Corrêa de
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: O pedagogo vem conquistando os espaços não escolares, mas muitos ainda não conseguem desvincular a sua atuação da escola. Essa foi a experiência que tive participando de uma disciplina de estágio em espaços não escolares na graduação de Pedagogia. Este trabalho de conclusão de curso objetiva ser um ensaio reflexivo a partir da minha experiência enquanto estagiária sobre a atuação do pedagogo no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)falando especialmente do CAPS Ilha da Convivência (localizado em Santo Antônio de Pádua -RJ) onde foi realizado o estágio em questão. Este trabalho traz indagações sobre a educação, a práxis, o teor político da atuação do pedagogo, a chamada ao posicionamento a favor daqueles que usam o CAPS e têm direitos que precisam ser resguardados como, por exemplo, a educação e a liberdade. Para isso trago ao longo do trabalho: uma reflexão sobre a minha trajetória acadêmica através de um memorial, o sentido que carrego sobre o que é educação, o que é ser educador e três curtas falas em forma de narrativas que me atravessaram em relação ao exercício da minha futura profissão. Não pretendendo ser este um manual metodológico ou um guia da atuação do pedagogo no CAPS, mas sim um modo de legitimar e lutar para que cada vez mais os pedagogos estejam inseridos nos CAPS.
metadata.dc.description.abstractother: Pedagogy and the pedagogue have been conquering non-school places, but many people still can‘t differentiate their actual field of work from the formal school environment. This work portrays the experience in which I had been participating in a non-school internship, as a part of the graduation course of Pedagogy. This undergraduate thesis aims to be a reflective essay from my experience as a intern on the role of the pedagogue in the Psychosocial Attention Center (CAPS), attending especially at the CAPS Ilha de Convivência (located in Santo Antônio de Pádua - RJ), where the internship was carried out. This work brings inquiries about education, praxis, the political content of the pedagogue's activity, the call for positioning in favor of those who use the CAPS and have rights that need to be protected such as education and freedom. For this I bring throughout the work a reflection on my academic trajectory through a memorial, the sense I carry on about what is education, what it is to be an educator and three short lines in the form of narratives that have crossed me in relation to the exercise of my future profession. This work is not intended to be a methodological manual or a guide to the pedagogue's role in the CAPS, but a way of legitimize and fight so that more and more pedagogues to be included in CAPS.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6618
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