Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6639
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerreira, Emmanoel-
dc.contributor.authorLima, Juliana Souza-
dc.date.accessioned2018-06-08T13:04:17Z-
dc.date.available2018-06-08T13:04:17Z-
dc.date.issued2018-03-09-
dc.identifier.citationCotidianopt_BR
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6639-
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo analisar a relevância da produção de narrativas distópicas enquanto reflexo da vida cotidiana e seus elementos a partir da obra Jogos Vorazes¸ de Suzanne Collins. Subgênero da Ficção Científica, é característico das distopias apresentar uma trama ambientada em um futuro pós-apocalíptico, visto como um cenário pior do que o tempo presente. Entretanto, após investigar os recursos estilísticos do gênero literário, as especificidades da narrativa e a relação que o leitor/espectador estabelece com o mundo ficcional, constatamos que o futuro imaginado, muito mais do que criar um alarme para o tempo que está por vir, utiliza o imaginário com elementos facilmente identificados no tempo presente, caracterizando críticas implícitas e insatisfações com o cotidiano. Tais elementos puderam ser compreendidos a partir da análise de conceitos político-teóricos presentes na narrativa e do entendimento da representação da realidade através da ficção e a consequente suspensão do cotidiano. Com a comparação das obras distópicas do século XX com a trama de Jogos Vorazes, concluímos também que a mudança do protagonismo da narrativa para o gênero feminino contribuiu para uma jornada de autoconhecimento e fortalecimento da personagem principal, uma quebra de estigma em meio à busca por mudanças efetivas contra o poder dominante.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (ppgmc@vm.uff.br) on 2018-04-16T20:02:03Z No. of bitstreams: 1 dissertaçao final_julianasouza.pdf: 1618603 bytes, checksum: d75b7c76606fdfce9f0f5f6c6a86f9d2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jussara Moore (jussaramoore@id.uff.br) on 2018-06-08T13:04:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 dissertaçao final_julianasouza.pdf: 1618603 bytes, checksum: d75b7c76606fdfce9f0f5f6c6a86f9d2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-08T13:04:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertaçao final_julianasouza.pdf: 1618603 bytes, checksum: d75b7c76606fdfce9f0f5f6c6a86f9d2 (MD5) Previous issue date: 2018-03-09en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.rightsOpen accesspt_BR
dc.titleCaminho em ruínas: a distopia de Jogos Vorazes como diagnóstico do tempopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCotidianopt_BR
dc.subject.keywordNarrativapt_BR
dc.subject.keywordDistopiapt_BR
dc.subject.keywordJogos Vorazespt_BR
dc.contributor.membersFalcão, Thiago-
dc.contributor.membersPicado, Benjamim-
dc.degree.levelMestrado acadêmicopt_BR
dc.subject.descriptorDistopia na literaturapt_BR
dc.subject.descriptorCotidianopt_BR
dc.subject.descriptorNarrativapt_BR
dc.subject.descriptorCollins, Suzanne, Jogos Vorazespt_BR
dc.subject.keywordotherEveryday lifept_BR
dc.subject.keywordotherNarrativept_BR
dc.subject.keywordotherDystopiapt_BR
dc.subject.keywordotherHunger gamespt_BR
dc.description.abstractotherThis dissertation aims to analyze the relevance of the production of dystopian narratives as a reflection of everyday life and its elements from Suzanne Collins' Hunger Games. Subgenre of Science Fiction, it is characteristic of dystopias to present a plot set in a post-apocalyptic future, seen as a scenario worse than the present time. However, after investigating the stylistic features of the literary genre, the specificities of the narrative, and the relationship that the reader / spectator establishes with the fictional world, we find that the imagined future, far more than creating an alarm for the time to come, uses the imaginary with elements easily identified in the present time, characterizing implicit criticism and dissatisfaction with everyday life. These elements could be understood with the analysis of political-theoretical concepts present in the narrative and the understanding of the representation of reality through fiction and the consequent suspension of everyday life. By the comparison of the dystopian works of the twentieth century with the plot of Hunger Games, we also conclude that the change in narrative protagonism for the female genre contributed to a journey of selfknowledge and strengthening of the main character, a stigma break in the midst of the search for effective changes against the dominant power.pt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de mestradopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentInstituto de Arte e Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Mídia e Cotidianopt_BR
dc.degree.date2018-03-09-
dc.degree.localNiterói, RJpt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
Appears in Collections:PPGMC - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertaçao final_julianasouza.pdfdissertação final Juliana1.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.