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Title: Oralidade E Cultura Em Kirikou Et La Sorciere E Ti Jean L’horizon
Authors: Vargas, Luísa Zanini
metadata.dc.contributor.advisor: Porto, Maria Bernadette Thereza Velloso
metadata.dc.contributor.members: Gelado, Gladys Viviana
Souza, Waldelice
Issue Date: 4-Jun-2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: A animação Kirikou et la sorcière, de Michel Ocelot e o romance Ti Jean L’horizon de Simone Schwarz-Bart compõem o corpus desta dissertação de Mestrado em Literaturas Francófonas. São duas obras de diferentes épocas, origens e suportes materiais – Ocelot lançou aquele que é seu primeiro longa-metragem em 1998, na França e o romance da guadalupense Schwarz-Bart foi publicado em 1979. Todavia, ambas as obras fazem parte de contextos interculturais e contêm pontos em comum, como os traços de matriz africana. A figura do griot, o saber transmitido através da oralidade; o personagem iniciático, muito jovem e astuto que antes mesmo de nascer já conhece seu destino: são apenas algumas das questões que serão levantadas com a ajuda de autores como Paul Zumthor, Detienne e Vernant, Amadou Hampâté Bâ, Valérie Thiers-Thiam, entre outros.Seguindo os estudos sobre as Antilhas e a crioulidade, trabalharemos também com conceitos formulados por Patrick Chamoiseau, Jean Bernabé, Raphaël Confiant e também com Édouard Glissant, Daniel Maximin e Sebastien Sacré. A educação no Brasil está passando por um momento de transições. Já se conta com políticas educativas que encorajam a inserção de estudos sobre a diáspora africana já que se trata de uma de nossas principais matrizes etnoculturais. Pouco a pouco, e com o apoio de autores que realizam seus estudos em torno do intercultural, como Martine Abdallah-Pretceille, é possível abrir o leque cultural com a integração de mídias abertas à diversidade
metadata.dc.description.abstractother: The Michel Ocelot’s animated movie Kirikou et la sorcière, and Simone Schwarz-Bart’s novel Ti Jean L’horizon compose this Master thesis in Francophone Literature. Although those are two works of art from different periods, origins and material supports – Ocelot launched his first feature film in 1998, in France, and the Guadaloupean author Schwarz-Bart published her novel in 1979 –, both pieces are inserted in intercultural contexts and share some common ground, such as traces from African matrix. The griot; the oral knowledge transmission; the initiatory characters who are young, smart and know their fate even before their birth are some of the topics that will be analyzed according to some authors such as Paul Zumthor, Détienne and Vernant, Amadou Hampâté Bâ, Valérie Thiers-Thiam among others. This analysis is grounded on French West Indies and creolity studies and brings some concepts formulated by Patrick Chamoiseau, Jean Bernabé, Raphaël Confiant and also Édouard Glissant, Daniel Maximin and Sebastien Sacré. Brazilian education is going through a transition period. There are some educational policies that encourage the insertion of African diaspora studies in the curriculum, since they compose one of our most important ethnocultural matrices. Gradualy, with the support of authors who study interculturality, such as Martine Abdallah-Pretceille, it is becoming possible to widen the cultural range with the integration of media which is open to diversity
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6662
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