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Title: Onde mais te vês é lá que mais te diz: um estudo do narrador em "Os papéis do Inglês", de Ruy Duarte de Carvalho, e "Nove Noites", de Bernardo Carvalho
Authors: Alvernaz, Juliana Campos
metadata.dc.contributor.advisor: Moraes, Anita Martins Rodrigues de
metadata.dc.contributor.members: Klein, Kelvin dos Santos Falcão
Lemos, Maria José Cardoso
Issue Date: 4-Jun-2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: A partir de uma moldura de análise comparatista que considera as relações Sul-Sul, este trabalho busca analisar a obra Os papéis do inglês – primeiro volume da trilogia Os filhos de Próspero, composta também por As paisagens propícias e A terceira metade – do escritor angolano Ruy Duarte de Carvalho, em comparação com o romance Nove noites, do brasileiro Bernardo Carvalho. Os dois romances constroem-se por mecanismos literários semelhantes que instauram encenações da escrita e boicotes da dimensão referencial por meio de três vieses: autoficção, elementos de etnografia e paródia do romance policial. Isto posto, será analisada a configuração do narrador nas obras, considerando sua plasticidade e deslocamentos entre o narrador-autor, o narrador-etnográfico e o narrador-detetive. A ênfase da pesquisa, portanto, está na comparação dos narradores das obras e nas estratégias de composição narrativa, as quais se tornam relevantes não só para pensar aspectos estéticos, mas também para refletir sobre as representações do “Eu” e do “Outro” que atravessam as duas obras
metadata.dc.description.abstractother: Taking a framework of comparative analysis that considers South-South relations, the aim of this work is to analyze the novel Os papéis do inglês - first volume of the trilogy, Os filhos de Próspero, also comprised of As paisagens propícias and A Terceira metade - by the Angolan writer Ruy Duarte de Carvalho, in comparison to the novel Nove noites by Brazilian Bernardo Carvalho. Both novels are constructed by similar literary mechanisms that establish depicting of the writing and boycott of the referential dimension through three biases: autofiction, elements of ethnography and parody of detective novels. This being said, the configuration of the narrator will be analyzed in these works, considering its plasticity and displacements between the narrator-author, the narrator-ethnographic and the narrator-detective. The emphasis of this research, therefore, relies on the comparison of the works’ narrators and the strategies of narrative composition, which become relevant not only to consider aesthetic aspects, but also to reflect on the representations of the Self and the Other that appear throughout both works
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6673
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